Centro Hospitalar Municipal de Santo André completa 110 anos

Publicado em: 14/04/2022

Conhecido como Santa Casa, equipamento é referência regional nas áreas de oftalmologia, bucomaxilofacial e neurocirurgia

 

Foto: Helber Aggio/PSA

O Centro Hospitalar Municipal “Dr. Newton da Costa Brandão” (CHM), em Santo André, completou 110 anos no dia 8 de abril. Para celebrar a data, os departamentos da Diretoria e Qualidade promoveram um evento no anfiteatro do hospital, aberto aos profissionais da saúde, na manhã do dia 12 de abril.

“O CHM completa 110 anos em um momento que traz significado ainda mais especial a este equipamento de Saúde. Depois de nos ajudar a resistir à pandemia de Covid-19, o hospital retoma suas especialidades e cirurgias. O local, que passou por diversas intervenções e modernizações, está preparado para atender com infraestrutura e humanização”, pontuou o prefeito Paulo Serra.

O evento contou com a participação do padre Luis, da Capelania Católica, do pastor Fábio, da Capelania Evangélica, e do pai Levi, representando a matriz africana. Também estavam presentes profissionais da rede de saúde, representantes do Conselho Municipal de Saúde e do Comitê da População Negra, além do Grupo de Voluntárias Rosinhas e Naninhas do Riso.

A diretora do hospital, Dra. Maria Odila Gomes Douglas, realizou a abertura do evento. Emocionada, falou sobre a importância de fazer parte desse momento histórico. “Fui aluna da Faculdade de Medicina do ABC e passei um grande período aqui. Fiz residência de clínica médica no hospital e, em 1989, comecei a trabalhar no CHM após ter passado em concurso. Em 1995 saí, voltei em 2017, e encontrei um hospital muito profissional oferecendo vários serviços. Presenciei um progresso muito grande. O CHM é referência regional em bucomaxilo, oftalmologia e neurocirurgia. Além disso, nós fazemos importantes cirurgias que os grandes hospitais da região, inclusive os estaduais, não fazem. Temos ótimos resultados em cirurgia vascular, cirurgia plástica e inúmeros trabalhos científicos publicados em revistas internacionais”, explicou.

“É motivo de grande satisfação estar à frente da Secretaria de Saúde no momento em que este importante equipamento público completa 110 anos de serviços prestados à população”, disse o secretário de Saúde, José Police Neto.

REVITALIZAÇÃO

Desde 2017 o Centro Hospitalar Municipal vem recebendo diversas intervenções. Logo no início da atual administração foi entregue o Hospital Dia, fechado na gestão anterior. O local realiza cirurgias de baixa complexidade que permitem que o paciente passe pelo procedimento e tenha alta no mesmo dia, sem a necessidade de permanecer internado em observação. Posteriormente os pacientes retornam ao serviço para curativos e novas avaliações.

Em 2018, foi entregue a reforma do Centro de Diagnósticos, que possibilitou o aumento do número de salas de ultrassonografia, que passaram de duas para quatro. O antigo tomógrafo foi substituído por um moderno equipamento que faz imagens 3D e foram revitalizadas as salas de raio X, de ressonância e do espaço onde são realizados os exames de ecocardiograma adulto, ecocardiograma infantil e doppler vascular.

O CHM também ampliou a capacidade de exames laboratoriais e de imagem, aumentando os tipos de tomografia, por exemplo.

Em 2019, entre os espaços revitalizados e novos que foram entregues estão a Farmácia Satélite, o Centro Médico de Especialidades, auditório e prédio administrativo, além da nova ala de psiquiatria, o que proporcionou aumento de leitos do local. O serviço oferece atendimento 24 horas por dia e é referenciado para casos de urgência e emergência onde os usuários permanecem em observação por até 72 horas.

Em 2020, entre as intervenções entregues estão a ampliação do Pronto-Socorro (PS) e a criação de uma nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o que ampliou o número de leitos em todo o hospital, reformas no térreo, consultórios e alas de internações. As obras ainda estão em curso, sem causar prejuízo no serviço prestado aos usuários.

“Como hospital municipal que mais realiza atendimentos no ABC e líder em procedimentos em todo o Estado, entre cirurgias, internações, consultas e exames especializados, nossa responsabilidade é honrar toda essa tradição centenária e seguir inovando para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado”, completa o secretário adjunto de Saúde, Victor Chiavegato.

ATENDIMENTO OFERECIDO

Além de prestar atendimento de urgência e emergência em clínica médica, ortopedia e psiquiatria, o hospital oferece atendimento em outras oito especialidades. Também são realizados exames de imagem e laboratoriais.

No Centro de Especialidades Médicas são disponibilizados atendimento em Anestesiologia (Pré-Operatório), Cardiologia (Pré-Operatório), Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia do Aparelho Digestivo (Gastrocirurgia), Cirurgia Geral, Cirurgia Ginecológica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Torácica, Dermatologia, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Ginecologia Oncológica (Oncogineco), Neurocirurgia, Nutrição, Oncologia, Ortopedia, Proctologia e Urologia.

AMPLIAÇÃO DE SERVIÇOS

Foram incorporados ao Centro Médico de Especialidade do hospital novos serviços, como o Ambulatório de Cuidados Paliativos, que integra a linha do cuidado humanizado que vem sendo implantada no município, e a Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade, por meio do Núcleo de Obesidade.