Centro Hospitalar Penitenciário reutiliza 1 tonelada de resíduos orgânicos

Publicado em: 30/06/2023

Projeto de compostagem foi selecionado pela Secretaria de Estado da Saúde para apresentação no Seminário da Semana do Meio Ambiente

 

Dra. Sylmara Berger Del Zotto, médica responsável pelo Setor de Sustentabilidade da SES, Fabiana Martins, Técnica de Segurança do Trabalho, e Rute Nunes, Coordenadora Administrativa do CHSP

O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, promoveu neste mês diversas ações ligadas à sustentabilidade e saúde, em referência ao mês do meio ambiente. Dia 5 de junho a unidade participou do Seminário da Semana do Meio Ambiente com a apresentação de experiências exitosas na área. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, que selecionou seis projetos para o evento.

O CHSP iniciou o “Método Lages” como projeto-piloto em junho de 2022. Em um ano, foram reciclados cerca de 1.022 kg de resíduos orgânicos. Trata-se de um método de compostagem que consiste no reaproveitamento de resíduos orgânicos, como sobras de frutas e verduras, para produção de adubo, jardins e canteiros. Além de otimizar recursos logísticos, a iniciativa contribui com a redução da poluição ambiental e a criação de uma horta orgânica para o cultivo de hortaliças e legumes, atualmente distribuídos aos colaboradores. O nome da técnica faz menção à cidade catarinense Lages, onde o professor Germano Guttler, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), desenvolveu o método.

“O que era considerado rejeito, hoje é acatado como matéria-prima. Diante do resultado obtido, em parceria com a Comissão de Humanização, o projeto está sendo reestruturado e ampliado para que todos os colaboradores possam ter acesso, inclusive como forma de melhorar a saúde mental. A rotina diária de cuidar, semear e regar pode ajudar a lidar com o estresse, bem como criar satisfação pelo resultado. Além disso, uma dieta composta por alimentos orgânicos garante mais nutrientes necessários para a saúde do corpo e da mente. Com esta prática queremos evidenciar a nossa a responsabilidade socioambiental e o pensamento sustentável da instituição”, disse a técnica de segurança do trabalho do CHSP, Fabiana Martins.

SIPATMA

O CHSP também promoveu entre 5 e 16 de junho, em formato híbrido, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA). Este ano, o tema foi “O Meio Ambiente e seu impacto na saúde e segurança no trabalho”, escolhido pelos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Na primeira semana as ações foram vinculadas à Semana do Meio Ambiente, com palestra ministrada pela técnica de segurança do trabalho, Fabiana Martins. Houve distribuição de mudas de suculentas e samambaias, além de uma campanha sobre o desperdício de alimentos.

A segunda semana foi direcionada às atividades de prevenção de acidentes no trabalho e qualidade de vida, com palestra ministrada pelo médico do trabalho, Dr. Fabio Bueno Dujak. Foram enviados e-mails aos colaboradores com perguntas sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e acidentes no trabalho, com entrega de brindes. Os prêmios obtidos por meio de doações foram: hidratantes, desodorantes, sabonetes, sabonetes líquidos, fones de ouvidos, necessaires, squeeze, entre outros. As equipes também puderam relaxar em um espaço chamado “Refúgio Zen”, organizado na sala de reuniões, que contava com quatro esteiras massageadoras.