CER III São Mateus é elogiado pela Secretaria da Saúde de SP em vistoria de pré-habilitação

Publicado em: 24/11/2025

Unidade de reabilitação na Zona Leste da Capital foi reconhecida como referência municipal pelo cuidado humanizado e estrutura adequada às pessoas com deficiência

 

CER São Mateus foi requalificado de tipo II para III em junho de 2024

A Secretaria de Estado da Saúde do Governo de São Paulo realizou neste mês uma vistoria de pré-habilitação ao Centro Especializado em Reabilitação (CER) III São Mateus, destacando o excelente funcionamento da unidade e o compromisso com o cuidado integral à pessoa com deficiência.

Durante a visita técnica, em 12 de novembro, a equipe avaliou as condições estruturais e funcionais do serviço, observando instalações adequadas, ambiências bem-organizadas e uso pleno dos espaços, além da conformidade da equipe multiprofissional e dos equipamentos com as diretrizes do Ministério da Saúde.

O CER III São Mateus foi elogiado pelo trabalho articulado em rede e pela qualidade do cuidado humanizado, refletindo o comprometimento do território com a inclusão, acessibilidade e atenção integral às pessoas com deficiência.

A área técnica da Secretaria de Estado da Saúde parabenizou a Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste), a Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus (STS São Mateus), a Organização Social de Saúde Fundação do ABC, que administra a unidade, e toda a equipe do CER São Mateus pela organização, empenho e resultados alcançados. O serviço foi reconhecido como referência municipal e exemplo a ser seguido por outros centros de reabilitação.

AVALIAÇÃO

A vistoria de pré-habilitação faz parte do processo de avaliação e reconhecimento da unidade como Centro Especializado em Reabilitação de nível III, conforme os critérios estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 793/2012 e demais normativas da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD).

Durante a ação, foram verificadas as condições estruturais, os fluxos assistenciais, protocolos de atendimento, prontuários e instrumentos de registro, assegurando a integralidade e continuidade do cuidado. A equipe também conferiu equipamentos, mobiliários e documentos de gestão, além de dialogar com profissionais e gestores sobre o processo de habilitação.

O relatório oficial da vistoria será encaminhado pela Secretaria de Estado da Saúde com as observações e recomendações técnicas para a continuidade do processo. A etapa representa um importante avanço no fortalecimento da rede de reabilitação e reafirma o compromisso do município com a qualidade da atenção especializada, inclusão e reabilitação integral das pessoas com deficiência.