Certificação ONA: 15 UBSs de São Mateus recebem selo nacional de qualidade

Publicado em: 03/12/2024

Unidades administradas pela Fundação do ABC foram reconhecidas por excelência na prestação de serviços, celebrando o trabalho conjunto entre gestores, profissionais e a comunidade

 

Dr. Hugo Macedo, diretor do contrato de São Mateus, Neiva Nunes Calore, assessora adjunta da Supervisão Técnica da Saúde de São Mateus, e Dra. Nilza Maria Piassi Bertelli, coordenadora regional da Saúde Leste

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) oficializou em 2 de dezembro a entrega dos selos de qualidade ‘ONA 1’ para 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região de São Mateus, na Zona Leste da Capital, que são administradas pela Fundação do ABC. O evento, realizado no Teatro Caritas, contou com a presença de lideranças locais, profissionais de saúde, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da FUABC.

As certificações fazem parte dos esforços do Projeto Avança Saúde SP, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, que visa avaliar e reconhecer a qualidade dos serviços prestados nas UBSs de toda a cidade.

O Projeto Avança Saúde SP, atualmente o maior investimento em saúde pública da capital paulista, conta com um aporte de US$ 200 milhões, sendo metade proveniente da Prefeitura e o restante financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa tem como objetivo melhorar o acesso e a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a meta de certificar as 465 UBSs de São Paulo. Até 21 de junho deste ano, já foram acreditadas 276 unidades de saúde.

A acreditação ONA é um selo de excelência que reconhece as unidades que atendem aos padrões de qualidade e segurança em saúde, abrangendo desde a gestão administrativa até o atendimento clínico e a infraestrutura. No caso das UBSs de São Mateus, a certificação é um reflexo do esforço conjunto entre a Fundação do ABC, as equipes de saúde locais e a Prefeitura, visando oferecer serviços de melhor qualidade à população.

Ana Paula Ménès, gerente de Qualidade, Danúsia Almeida Santos Ramos, gerente executiva administrativa, Karina Ferreira da Silva, gerente executiva assistencial, Rosemeire Gregio, diretora da Auguri, e Dr. Hugo Macedo

ENTREGA DOS CERTIFICADOS

Abrindo o evento, o diretor do contrato de gestão de São Mateus, Dr. Hugo Macedo Júnior, destacou a importância desse processo para a comunidade local e o impacto positivo das acreditações na gestão das unidades. “Fechamos este ciclo com chave de ouro. Trabalhamos muito ao longo desse processo, e essa certificação é o reflexo do compromisso e da dedicação de todos os envolvidos. Queremos, no ano que vem, reforçar ainda mais a qualidade do atendimento, para que nunca mais percamos esse selo de excelência. O sucesso de hoje é só o começo de um trabalho contínuo e dedicado”, afirmou.

Neiva Nunes Calore, assessora adjunta da Supervisão Técnica da Saúde de São Mateus, esteve representando a supervisora Patricia Ritt e também ressaltou os desafios superados pelas equipes e a transformação observada nas unidades ao longo do processo de acreditação. “Foi desafiador, mas o que vimos ao longo do caminho foi uma verdadeira evolução. As unidades cresceram, melhoraram e se transformaram para atender melhor a comunidade. Cada etapa desse processo exigiu muito trabalho, e hoje podemos ver claramente o impacto positivo dessa transformação. É uma vitória de todos nós”, declarou.

Por sua vez, a coordenadora regional da Saúde Leste, Dra. Nilza Maria Piassi Bertelli, que representou Sandra Sabino, secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde de São Paulo, e Dr. Luiz Carlos Zamarco, secretário de Saúde de São Paulo, fez questão de enfatizar a importância da colaboração entre os diversos atores envolvidos na conquista das certificações, destacando que essa honraria é o resultado da união de esforços de diversas instituições e profissionais.

“Estamos começando de uma forma muito positiva. A parceria entre a Fundação do ABC, a Secretaria de Saúde e as equipes de trabalho tem sido fundamental para que possamos oferecer um atendimento de excelência à população. Não é fácil, mas quando todos estão comprometidos com a mesma causa, os resultados vêm. Este é um marco que todos devemos celebrar, mas é só o começo. Vamos seguir avançando!”, declarou Dra. Nilza Bertelli.

As 15 UBSs de São Mateus que receberam a acreditação são: UBS Parque Boa Esperança; UBS Carrãozinho; UBS IV Centenário; UBS Jardim Colorado; UBS Jardim Nove de Julho; UBS Recanto Verde do Sol; UBS Rio Claro; UBS Jardim Roseli; UBS Cidade Satélite Santa Bárbara; UBS Jardim Santo André; UBS Jardim São Francisco II; UBS São Mateus; UBS Parque São Rafael; UBS Jardim Tietê I; e UBS Jardim Tietê II.

PARCERIAS

Com o apoio da Fundação Vanzolini, responsável pela acreditação das unidades, o processo de qualificação já tem mostrado seus frutos, com a participação ativa das equipes de saúde que contribuíram para a melhoria contínua das unidades. A entrega dos certificados de acreditação foi um momento de celebração e reconhecimento para os profissionais e gestores envolvidos no processo, com a presença das principais lideranças locais.

Prestigiaram o evento a Dra. Ivete Mitiko Tanaka Carezato, assessora III da Coordenação Regional de Saúde Leste; Edison Suzuki, assessor de Gabinete da Subprefeitura de São Mateus; Albertino Ferreira de Oliveira, assessor do vereador Toninho Vespoli; Claudemir Mancini, assessor do vereador Gilson Barreto; Rosemeire Gregio, diretora da Auguri; Bruno Casagrande, gerente comercial da Fundação Vanzolini; Marcos Paulo Gomes, presidente interino do CONSEG São Mateus; e Dr. Evandro Lemos, delegado titular do 49º DP da Polícia Civil.

Além das UBSs, também foram homenageadas as parcerias com as empresas DLG, Guima, Jumper, Medsytstem e DTIC, além da Auguri Soluções em Saúde Coletiva e da Fundação Vanzolini. Na sequência, Dr. Hugo Macedo agradeceu ao CONSEG, à Polícia Civil e à Polícia Militar pelo trabalho desenvolvido em São Mateus. Paralelamente ao evento, a Fundação do ABC promoveu uma ação social junto com o Teatro Caritas, em parceria com a FESM Social (Frente Empresarial de São Mateus), resultando na doação de 148 kg de alimentos não perecíveis para o Natal sem Fome.

As novas certificações fazem parte de um esforço contínuo da Fundação do ABC em melhorar a saúde pública na Capital paulista, proporcionando melhores condições de atendimento e serviços de saúde à população.