CHM de Santo André é o único hospital do ABC a aderir ao projeto Paciente Seguro em 2019

Publicado em: 03/05/2019

A adesão foi oficializada dia 9 de abril, em Brasília, com a assinatura do termo de compromisso pela diretoria do hospital

O CHMSA (Centro Hospitalar Municipal de Santo André) é o único hospital do Grande ABC a aderir, em 2019, ao projeto Paciente Seguro, desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A iniciativa é baseada na ciência de melhoria e em metas internacionais da OMS (Organização Mundial da Saúde) de segurança dos pacientes em serviços de saúde.

A adesão foi oficializada dia 9 de abril, em Brasília, com a assinatura do termo de compromisso pela diretoria do hospital. Além da Dra. Maria Odila Gomes Douglas, diretora-geral do CHMSA, quatro integrantes da Comissão Interna de Segurança do Paciente viajaram para a capital do País, onde participaram de oficinas de capacitação.

Dessa forma, o CHMSA passa a integrar um grupo de 60 hospitais do País envolvidos no projeto – da região do Grande ABC, apenas o Hospital Estadual Mário Covas fazia parte do programa nacional, tendo sido selecionado na primeira fase, em 2017, junto a outros 14 hospitais brasileiros. Nesta segunda fase, que inclui o Centro Hospitalar Municipal de Santo André, apenas outros três equipamentos de saúde do Estado de São Paulo passaram a fazer parte da iniciativa: Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Hospital Guilherme Álvaro, de Santos, e Hospital do Mandaqui, na Capital.

Entre os temas abordados estão a identificação de 100% dos pacientes internados com pulseiras e etiquetas, a comunicação efetiva entre os envolvidos no processo de atendimento e cuidados com o paciente, o gerenciamento de riscos inerentes ao paciente, a cirurgia segura e a higienização adequada das mãos. “Na verdade, a maioria dos protocolos já é aplicada em nossa rotina no hospital. A novidade é que eles serão aprimorados em etapas, até novembro de 2020, a partir de testes em unidades piloto que definimos, incluindo Centro Cirúrgico, UTI Adulto, Enfermaria de Pediatria, e UTI Pediátrica”, explica Dra. Maria Odila.

Segundo a Dra. Ekatriny Antoine Guerle, membro da Comissão de Segurança do Paciente, o cumprimento dos protocolos e o gerenciamento de riscos permitem aprimorar não só a qualidade da atenção prestada, mas a implementação de uma cultura de segurança. “É algo bem abrangente. Paciente seguro é sinônimo de profissionais assistenciais seguros e de uma gestão hospitalar segura.”