CHM de Santo André ganha mais 20 leitos de UTI para pacientes com Covid-19

Publicado em: 05/02/2021

Cidade amplia capacidade de leitos municipais de Unidade de Terapia Intensiva exclusivos para tratar a doença

 

A taxa de ocupação de leitos de UTI em Santo André é de 63% – Foto: Divulgação/PSA

Santo André criou 20 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento de pacientes com Covid-19 no Centro Hospitalar Municipal (CHM). A partir de agora, a unidade passa a contar com 82 leitos de UTI Adulto e dois leitos de UTI Infantil para pacientes infectados pelo novo coronavírus.

O município possui ainda outros 40 leitos de Suporte Ventilatório UTI instalados nos dois hospitais de campanha e cinco leitos no Hospital da Mulher.

“O planejamento e infraestrutura de Santo André vem garantindo atendimento a todos os andreenses e capacidade hospitalar instalada ao longo de toda pandemia. Mesmo com a desmobilização do Hospital de Campanha Bruno Daniel, não nos desfizemos dos leitos, realocando-os na nossa rede. Agora, com a crescente dos casos, em resposta ao período de festas de fim de ano, nos antecipamos e criamos mais 20 leitos de UTI, aptos a receber pacientes que necessitem de suporte ventilatório”, assegurou o prefeito Paulo Serra.

Segundo o mais recente boletim, a taxa de ocupação de leitos de UTI em Santo André é de 63,09%, considerando equipamentos públicos e privados. O município se mantém estruturado para o atendimento aos pacientes, uma vez que foi o primeiro da região a montar hospitais de campanha, mantendo dois em operação (Pedro Dell’Antonia e UFABC). Na área hospitalar, há também o CHM e o Hospital da Mulher, estruturados para receberem pacientes que necessitem de internação.

“Os 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento à Covid-19 estão prontos e já foram habilitados pelo Governo do Estado”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Chaves Pires. Santo André conta ainda com um Centro de Enfrentamento à Covid-19, além do suporte de UPAs e Unidades de Saúde para assistência, encaminhamento e diagnóstico da doença.

Unindo agilidade e estratégias humanizadas para cuidar de pessoas, a cidade atingiu a marca de 31.135 pacientes recuperados (altas médicas e isolamento domiciliar) e 115.952 testes realizados para detecção da doença até o dia 3 de fevereiro de 2021. Além disso, a administração municipal já vacinou 17.376 pessoas contra a Covid-19.