CHM de Santo André ganha Centro de Diagnóstico modernizado e novo tomógrafo

Publicado em: 28/06/2018

Melhorias no espaço, onde são realizados exames de imagem, fazem parte do programa Qualisaúde; intervenção não teve custos para Prefeitura

 

Prefeito Paulo Serra “testou” máquina de tomógrafo durante entrega do espaço

O Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão (CHM) de Santo André ganhou dia 22 de junho um Centro de Diagnóstico modernizado que realizará exames de imagem de forma mais rápida e precisa. A unidade é vinculada à Central de Convênios da Fundação do ABC, maior mantida da entidade. A reforma, que faz parte do programa Qualisaúde da Prefeitura, possibilitou o aumento do número de salas de ultrassonografia, que passaram de duas para quatro.

O antigo tomógrafo foi substituído por um moderno equipamento que produz imagens em 3D. Já as salas de raio X, ressonância e o espaço onde são realizados os exames de ecocardiograma adulto, ecocardiograma infantil e doppler vascular foram totalmente revitalizados. A modernização do local não teve custo para a Prefeitura, pois o investimento está contemplado no contrato vigente com a empresa Ghelfond, prestadora responsável pelos exames de imagem.

Outra novidade foi a criação de um novo acesso na Travessa Nilo, via paralela ao hospital. Dentro do projeto ainda foram criadas uma recepção e uma sala de exames separadas, com novas placas informativas.

“Isso faz parte de um processo de reorganização da nossa, saudosamente, chamada Santa Casa. Hoje, formalizamos o espaço como um centro de referência que amplia a capacidade de atendimento com equipamentos mais modernos. É sem dúvida um passo muito importante. Este mês estamos com mutirões de saúde para atender a demanda reprimida de exames laboratoriais, e agora, com o espaço funcionando plenamente, queremos também atender em tempo hábil os exames de imagem, que representam 15 mil atendimentos por mês”, projetou o prefeito Paulo Serra, durante a entrega.

A revitalização foi feita sem comprometer os atendimentos. Houve apenas a interrupção temporária da tomografia para a troca do equipamento. “A instalação de um tomógrafo como esse permite melhor visualização do comprometimento do paciente, de forma menos invasiva e pode ajudar até a evitar uma cirurgia para um caso que poderia ser solucionado de outra forma”, explica a diretora do CHM, Maria Odila Douglas.

No espaço serão atendidos pacientes das 7h às 17, de segunda a sexta-feira. O atendimento será em ordem cronológica, agendados pela Regulação Ambulatorial ou para pacientes internados na unidade. A entrega do resultado do exame será feita na recepção do Centro de Diagnóstico.

EXAMES LABORATORIAIS

Na área de diagnóstico, outra readequação importante foi quanto aos exames laboratoriais. O antigo posto para coleta funcionava de forma centralizada no prédio da Rua Primeiro de Maio. No ano passado, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passaram a realizar as coletas de segunda a quinta-feira, o que aproximou o serviço do local de residência do munícipe.

Até o final de junho serão realizados três mutirões dentro do programa Saúde Fila Zero, onde cerca de 90 mil solicitações de exames serão atendidas. A partir de julho, esse tipo de coleta também acontecerá às sextas-feiras nas UBSs.