Cida Damaia assume Presidência da Fundação do ABC na próxima terça-feira (26)

Publicado em: 22/01/2016

Fundação do ABC e Prefeitura de Santo André organizam na próxima terça-feira (26 de janeiro) sessão solene para posse da nova presidente da FUABC, Maria Aparecida Batistel Damaia, e do vice-presidente, Mauricio Mindrisz. O evento terá lugar no Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, S/N – Centro), a partir das 19h.

Eleita em votação unânime do Conselho de Curadores da Fundação do ABC, a gestora pública Cida Damaia – como prefere ser chamada – será a nova comandante da FUABC para o mandato 2016-2017. Dentro da gestão tripartite da instituição, as prefeituras de Santo André, São Bernardo e São Caetano se revezam na administração a cada dois anos. Indicada pelo prefeito andreense Carlos Grana, a futura presidente conta com o apoio e confiança dos curadores da FUABC para manter a instituição em rota de crescimento.

“Fiquei extremamente contente com a aceitação de minha indicação por unanimidade no Conselho. A experiência de aproximadamente um ano na Fundação do ABC tem sido muito rica e tenho certeza de que iremos aprofundar a relação com os municípios e seus representantes ao longo desses dois anos. Agradeço a confiança e sinto-me preparada para comandar a FUABC. Temos hoje uma equipe de trabalho coesa, bons diretores e acredito que conseguiremos dar sequência ao trabalho, aprimorando o que já está em andamento e buscando novas parcerias estratégicas”, garante Cida Damaia.

Assistente social, sanitarista – trabalha em saúde pública há 38 anos – e funcionária de carreira na Prefeitura de Santo André, Damaia substitui Marco Antonio Santos Silva – presidente indicado por São Caetano para o biênio 2014-2015. Já o engenheiro Mauricio Mindrisz foi reeleito vice-presidente e permanecerá na função pelos próximos dois anos. “Trabalhar com saúde pública muda muito nossa visão de mundo. É muito gratificante poder continuar na vice-presidência”, afirma Mauricio Mindrisz, que já foi presidente da FUABC na gestão 2012-2013. Para o gestor, são muitos os desafios para os próximos anos. “Temos muito a avançar nessa nova gestão, desde a relação com Faculdade de Medicina do ABC, até a gestão compartilhada dos equipamentos de saúde municipais e estaduais. Certamente não dá para imaginar a saúde na região do ABC sem a FUABC. Nosso papel é buscar o aprimoramento constante, a fim de oferecer sempre atendimento de qualidade e humanizado à população”, completa Mindrisz.

Na reunião do Conselho de Curadores que elegeu a nova Presidência da FUABC, em 17 de dezembro, o então presidente Marco Antonio Santos Silva agradeceu o apoio recebido. “Eu não atuava na área da saúde antes de vir para a FUABC. Aprendi e me fortaleci muito. Nesses dois anos, realizamos amplo levantamento de tudo que o Conselho de Curadores já havia deliberado e que ainda estava em fase de implantação. Aceleramos o passo e conseguimos efetivar o novo Regimento de Compras, atualizamos o regimento da mantenedora e normatizamos o funcionamento de centros de estudos e institutos, entre muitas outras ações. Vale ressaltar que tivemos total apoio dos três prefeitos do ABC e todas as mudanças e decisões tomadas contaram com aval dos mesmos”, reforçou Marco Antonio Santos Silva, ao agradecer aos funcionários e ao corpo de diretores da FUABC, que “sempre nos apoiaram nas decisões e muito colaboraram para colocá-las em prática”.

ESPECIALISTA EM SAÚDE

A trajetória de Cida Damaia na FUABC teve início em março de 2015, quando assumiu a Secretaria Geral da entidade. Maria Aparecida Batistel Damaia é assistente social de formação, sanitarista, especialista em gestão pública, gestão de serviços de saúde e epidemiologia. Atua em serviços públicos de saúde há 38 anos, desenvolvendo atividades nas cidades de São Caetano, São Bernardo, Santo André e São Paulo. Entre outras ações, participou do Movimento de Saúde da Zona Leste, sendo funcionária do SUDS (Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde), de 1988 a 1996, vinculado ao Governo do Estado de São Paulo – na época, atuou na região de Sapopemba. É funcionária de carreira há 23 anos na Secretaria de Saúde de Santo André, onde exerce o cargo de secretária adjunta da Pasta.

QUASE 50 ANOS DEDICADOS À SAÚDE

Com perfil filantrópico e dedicada integralmente ao ensino, pesquisa e à assistência à saúde, a Fundação do ABC disponibiliza praticamente 100% da capacidade instalada a serviço do SUS (Sistema Único de Saúde). Presta atendimento à população a partir de parcerias com o Governo do Estado de São Paulo e prefeituras, respondendo pela gestão de diversas unidades nos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Rio Grande da Serra, Franco da Rocha, Caieiras, Guarulhos, Francisco Morato, Osasco, São Paulo – Região de São Mateus e Mogi das Cruzes, além de Praia Grande, Santos e Guarujá.

Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde e entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC foi criada em 1967 com intuito de viabilizar uma faculdade de medicina no Grande ABC. Foi instituída como fundação sem fins lucrativos pelos 3 municípios que encabeçam o ABC Paulista (Santo André, São Bernardo e São Caetano). É declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal e estadual e na cidade-sede de Santo André através do registro CMC nº 132.124-1 (PMSA). Em 2007 foi reconhecida como Entidade Benemérita também pelas Câmaras de Vereadores de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Ao longo dos anos, a FUABC passou a ser encarada como parceira estratégica das prefeituras do Grande ABC – e mais recentemente de outros municípios e do Governo do Estado – no que diz respeito à gestão e assistência em saúde. Com o braço de ensino da Faculdade de Medicina do ABC, hoje a Fundação do ABC está à frente de 18 hospitais e 3 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), além da Central de Convênios, que administra mais 40 planos de trabalho específicos. Ao todo são cerca de 22 mil funcionários diretos.