Clínica Psiquiátrica do Hospital Mário Covas debate infância e adolescência

Publicado em: 09/12/2019

Em evento gratuito que reuniu cerca de 200 profissionais da área, a Clínica Psiquiátrica do Hospital Estadual Mário Covas de Santo André promoveu e sediou, dia 6 de dezembro, série de palestras sobre temas que envolvem “Psiquiatria da Infância e Adolescência”. Transtornos alimentares e afetivos, além de depressão, impulsividade, suicídio e diagnóstico foram alguns dos temas abordados por especialistas.

A abertura ficou a cargo do Dr. Leonardo Peroni, integrante da equipe de Psiquiatria da unidade. Peroni destacou que a iniciativa de promover as palestras visa melhorar a assistência ao paciente por meio do compartilhamento de conhecimento e experiências, razão pela qual participam profissionais do HEMC e de outras instituições de saúde.

A primeira palestra foi apresentada pela Dra. Mariana Benedetti Cordeiro, da equipe do HEMC e da Faculdade de Medicina do ABC, sobre transtornos alimentares na infância e adolescência. Na sequência foram abordados assuntos como transtorno afetivo bipolar, impulsividade e diagnósticos diferenciais pela Dra. Andréia Câmara, psiquiatra da FMABC. O transtorno depressivo e o suicídio foram temas desenvolvidos pela Dra. Débora Muszakat, também da FMABC.

A especialista em infância e adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dra. Graccielle Rodrigues Asevedo, apresentou trabalho sobre transtorno do espectro autista. No encerramento, a abordagem foi sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH pela Dra. Ivete Gattas, especialista da unidade de Infância e Adolescência da Unifesp.