Publicado em: 10/11/2023
Em sessão solene neste dia 10 de novembro, cerca de 140 colaboradores da Rede Assistencial de Saúde de São Mateus, gerida pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Paulo, receberam seus certificados que atestam a conclusão do curso de “Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente”. O evento ocorreu no anfiteatro David Uip, no campus do Centro Universitário FMABC.
A capacitação ocorreu entre agosto e novembro deste ano, ministrada pela Auguri Soluções em Saúde Coletiva. A mesa de honra foi composta pelo presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes; Carla Brito, assessora da Secretaria Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Paulo, representando o secretário municipal da Saúde, Dr. Luiz Carlos Zamarco, e a secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino Fonseca; o diretor-geral do Contrato de Gestão São Mateus – FUABC, Dr. Hugo Macedo Júnior; a supervisora técnica de Saúde de São Mateus, Patrícia Ritt; e a representante da Auguri Soluções em Saúde Coletiva, Fernanda Piva.
Na abertura dos trabalhos, o presidente da FUABC refletiu sobre a natureza de utilidade pública da entidade: “É uma colheita que nós fazemos e que, no fundo, não nos apropriamos dela, pois ela é entregue à população. Fazemos uma entrega em uma ação importantíssima que diz respeito à vida do outro. Praticamente nós entregamos o que tem de mais importante na nossa vida, que é o tempo, para o tempo do outro”, declarou Dr. Luiz Mário.
Já Carla Brito falou sobre as metas da cidade: “Uma gestão em qualidade e segurança do paciente vai em direção às metas pactuadas pelo município de São Paulo, que é a acreditação das unidades de saúde pela certificação ONA”. A assessora afirmou que sua Pasta quer atingir 340 unidades com acreditação ONA.
Para Patrícia Ritt, o curso de capacitação para os funcionários de São Mateus tem grande importância. “Nessa semana ouvi de um gerente que, mesmo se a certificação não vier, nós não seremos mais os mesmos. O objetivo é receber o certificado, não é mesmo? E também conseguir a acreditação. Mas, mesmo que ela não venha de imediato, ninguém aqui é mais o mesmo”, afirmou.
Por fim, Dr. Hugo almeja um novo patamar da Instituição. “Brincamos que o nosso desafio é mudar o ‘onde tem saúde, tem Fundação do ABC’ para ‘onde tem saúde de qualidade, tem Fundação do ABC’. Buscamos a qualidade na extrema periferia de São Paulo, onde o atendimento é mais difícil, mais complexo, devido à vulnerabilidade social”.
Antes da entrega dos certificados, houve a apresentação da gerente de Qualidade do Contrato de Gestão São Mateus, Ana Paula Borges Ménès, que enfatizou a importância de entregar assistência com qualidade e segurança aos pacientes; e de Keltom Roberto Reis, administrador de empresas com especialização em Administração Hospitalar e MBA em Gestão, Qualidade e Acreditação, que falou sobre a importância da educação e da gestão na área da saúde, destacando a significativa valorização da ação dos gestores e da importância da consonância em objetivos e visão.
EDUCAÇÃO PERMANENTE
O curso de formação e capacitação envolveu cerca de 140 participantes, majoritariamente colaboradores da Rede Assistencial de Saúde de São Mateus vinculados à Fundação do ABC e à Prefeitura Municipal de São Paulo. Algumas vagas foram disponibilizadas a participantes de outras unidades da FUABC, entre as quais o Complexo de Saúde de São Caetano do Sul, Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo e a Secretaria Municipal de Saúde de Mauá.
A Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente emerge como pilar fundamental na construção de uma assistência à saúde eficaz e confiável, especialmente no âmbito da Atenção Básica – área com papel preponderante, atuando na linha de frente para promover a prevenção de doenças, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, visando a manutenção da saúde da população.
O treinamento teve enfoque especial na Atenção Básica, refletindo o objetivo principal do Contrato de Gestão São Mateus, gerido pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Paulo desde 2015. Com um quadro de mais de 2.100 colaboradores diretos, o contrato tem sido aprimorado continuamente, garantindo à população acesso a serviços de saúde de qualidade e em permanente evolução.