Publicado em: 14/06/2024
Em um significativo marco de desenvolvimento profissional e aprimoramento da qualidade no atendimento à saúde, a Fundação do ABC celebra a conclusão da segunda turma do curso de “Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente” por parte dos colaboradores da Rede Assistencial de Saúde de São Mateus (SP). A cerimônia de encerramento com a entrega dos certificados foi realizada nesta semana, no auditório David Uip, no campus do Centro Universitário FMABC, em Santo André. O evento marca o término bem-sucedido desta etapa e simboliza o fortalecimento contínuo da parceria entre a FUABC e a Prefeitura de São Paulo.
A capacitação em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente ocorreu entre março e abril deste ano, sendo ministrada pela Auguri Soluções em Saúde Coletiva. O curso de formação e capacitação envolveu 73 alunos, majoritariamente colaboradores da Rede Assistencial de Saúde de São Mateus vinculados à Fundação do ABC. A primeira turma, com 140 participantes, formou-se em novembro de 2023.
“Gostaria de expressar minha gratidão e parabenizar a todos vocês. A sede da Fundação do ABC está aqui para apoiá-los. Somos um verdadeiro suporte na execução da missão de vocês, que é a mais nobre, atendendo às áreas que mais necessitam. É importante lembrar que estamos representando o município, que chega até os locais através da FUABC, utilizando-se da nossa expertise, capacidade e excelência. Muito obrigado a todos, parabéns, Dr. Hugo, parabéns à Secretaria de Saúde da Capital e a todos os envolvidos”, declarou o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.
Diretor-geral do Contrato de Gestão São Mateus, Dr. Hugo Macedo Júnior também parabenizou as equipes em um momento que considerou “histórico” para a FUABC e o território de São Mateus. “Todos os dias, nos dedicamos a contribuir, aprender e deixar um rastro de qualidade, marcando nossa presença em cada lugar que a Fundação do ABC assume responsabilidade junto ao Poder Público. Agora, entramos em uma nova jornada de consolidação da qualidade e de manutenção. Esse é um desafio que temos construído juntos, em uma nova fase da parceria com a Auguri. Onde todos viam impossibilidades, a Auguri, junto com a Secretaria de Saúde, enxergou a possibilidade e a fortaleza de alcançar algo novo. Juntos, nós revolucionamos! Muita coisa foi feita e vamos continuar essa revolução com novos cursos de Educação Permanente, focados na manutenção da qualidade e na melhoria contínua não só da estrutura e segurança do paciente, mas também da qualidade da assistência. Agora, começaremos a trabalhar esses eixos de cuidado, resgatando o valor da Atenção Primária. Estou confiante de que muitas coisas boas estão por vir”.
Representando a Coordenadoria Regional de Saúde Leste, Camila Souza Pereira Firmino analisou o desenvolvimento da parceria com a Fundação do ABC ao longo dos últimos meses. “É um prazer estar aqui hoje, participando deste momento. Acompanhei toda a evolução da Fundação do ABC na construção deste trabalho de Qualidade e o progresso que alcançamos é motivo de orgulho. Conseguimos desenvolver processos de qualidade robustos em muito pouco tempo. Parabenizo a equipe de Qualidade e toda a gestão pelos resultados extraordinários. Hoje, temos unidades qualificadas, com processos de segurança focados na qualidade do atendimento ao paciente, o que é visível na ponta. É essencial que essa cultura de qualidade continue a ser construída e fortalecida diariamente, baseada na competência e no comprometimento, algo que observamos fortemente em toda a equipe”.
Rosemeire Grigio, diretora técnica da Auguri Soluções em Saúde Coletiva, também prestigiou o evento. “É uma honra estar aqui mais uma vez. Há 11 meses estamos construindo uma história com a Fundação do ABC, especialmente na região de São Mateus. A Auguri participou do processo em dois grandes eixos. Um voltado à capacitação e outro à consultoria junto aos gestores da FUABC, com vistas à qualificação de processos assistenciais e à segurança do paciente. É uma honra estar aqui e ver coroado todo esse processo, contribuindo com a construção de um SUS ainda mais fortalecido nessa região. Só temos a agradecer por mais essa oportunidade”.
Representando a Supervisão Técnica de Saúde São Mateus, Marta Gisele agradeceu os esforços de todos e acrescentou: “Esta capacitação traz melhorias para o nosso território. Sabemos dos esforços de todos nas unidades, da dedicação. Então, gostaria de agradecer. É um conjunto de ações no nosso território e tenho certeza de que os maiores beneficiários serão os usuários do serviço. Gostaria muito de agradecer a participação e os esforços de todos vocês neste curso e capacitação”.
Além da entrega de certificados, o encerramento das atividades em 13 de junho contou com a palestra de Keltom Roberto Reis, administrador de empresas com especialização em Administração Hospitalar e MBA em Gestão, Qualidade e Acreditação. Sua expertise agregou valor significativo ao evento, proporcionando insights e conhecimentos aprofundados sobre educação em saúde aos presentes.
EDUCAÇÃO PERMANENTE
A Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente emerge como pilar fundamental na construção de uma assistência à saúde eficaz e confiável, especialmente no âmbito da Atenção Básica – área com papel preponderante, atuando na linha de frente para promover a prevenção de doenças, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, visando a manutenção da saúde da população.
O treinamento teve enfoque especial na Atenção Básica, refletindo o objetivo principal do Contrato de Gestão São Mateus, gerido pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Paulo desde 2015. Com um quadro de mais de 2.100 colaboradores diretos, o contrato tem sido aprimorado continuamente, garantindo à população acesso a serviços de saúde de qualidade e em permanente evolução.
Entre as iniciativas de destaque implantadas no território, incluem-se o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com programa de atendimento a PcD – Pessoa com Deficiência; Hospital Dia com Centro de Especialidades (ambulatorial e cirúrgico); a requalificação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) II para CER III, passando a atender não só reabilitação motora e intelectual, mas casos de reabilitação auditiva; Equipe Especializada em Violência (EEV), atuando em todo o território nos casos mais complexos; e matriciamento das equipes.
Outros destaques são o Centro de Coleta de Leite Humano (CENALAC), práticas integrativas e complementares disponíveis em todas as unidades, e o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS). Além disso, a rede conta com o Programa de Acompanhante de Idosos (PAI) e a Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD), assegurando um atendimento integral e humanizado no Sistema Único de Saúde.
O encerramento de mais uma iniciativa de capacitação simboliza o compromisso contínuo da Fundação do ABC com a excelência no atendimento à saúde e o reconhecimento do esforço e dedicação dos profissionais que servem à comunidade de São Mateus.