Com apoio da FUABC, São Caetano retoma cirurgias bariátricas

Publicado em: 19/08/2016

Moradores obesos de São Caetano poderão voltar a viver com mais qualidade e expectativa de vida. A Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação do ABC, acaba de anunciar a retomada e ampliação das cirurgias bariátricas na Rede Municipal de Saúde. Formada por médicos cirurgiões, enfermeiros, endocrinologista, cardiologista, psiquiatra, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta, a nova equipe multiprofissional da cidade foi apresentada em 4 de agosto, no auditório do Complexo Hospitalar Márcia e Maria Braido.

Nova equipe multiprofissional foi apresentada no auditório do Complexo Hospitalar Márcia e Maria Braido

Nova equipe multiprofissional foi apresentada no auditório do Complexo Hospitalar Márcia e Maria Braido

A capacidade será de oito cirurgias por mês. Anteriormente eram no máximo dois procedimentos mensais. Segundo o cirurgião bariátrico, Dr. Thomaz Monclaro, membro da nova equipe chefiada pelo Dr. Sansiro Brito, as operações serão do tipo Bypass Gástrico. “Os objetivos do tratamento cirúrgico consistem no estômago reduzido para auxiliar o paciente a comer menos e sentir-se satisfeito com uma menor quantidade de alimentos. É realizado um desvio no intestino, diminuindo a absorção de boa parte dos alimentos, o que ajuda na perda de peso”, explica.

A moradora do Bairro Mauá, Bianca Comitre, 43 anos, comemorou a retomada do serviço. “Estava na espera. Serei uma das primeiras. Me sinto mais aliviada e com as esperanças renovadas. É uma nova equipe bem montada e estruturada. Não vejo a hora de respirar melhor e de fazer atividades básicas”, planeja.

Os atendimentos são realizados no Ambulatório Médico de Alta Resolutividade (Amare), localizado na Rua Prudente de Morais, 81, Bairro Santa Paula, todas as quintas-feiras. Mais informações de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, pelo telefone (11) 4226-0404. As reuniões preparatórias e todas as avaliações e exames pré-operatórios ocorrerão no próprio Amare.

Em palestra sobre o tema, Monclaro observou que o tratamento de obesidade é difícil devido às doenças associadas. “A cirurgia bariátrica diminui a mortalidade, aumentando a qualidade e a expectativa de vida em pelo menos 10 anos com relação ao paciente que não foi operado. Para obtermos bons resultados, vários profissionais farão o acompanhamento. É uma vida de mudança para sempre. Queremos que as pessoas envelheçam com saúde”, afirmou.