FMABC organiza 9º Simpósio Internacional de Educação em Ciências da Saúde

Publicado em: 25/08/2021

Ciclo virtual de eventos teve alto índice de participações

 

Professora da FMABC e coordenadora do 9º SIECS, Dra. Flávia Gehrke

O Centro Universitário FMABC organizou virtualmente entre os dias 17 e 20 de agosto a 9ª edição do Simpósio Internacional de Educação em Ciências da Saúde (SIECS), com o tema “O Sistema Único de Saúde e os desafios da saúde pública no Brasil”. O ciclo contou com 46 palestras e 6 mesas-redondas distribuídas em três turnos, pelas quais profissionais de diversas áreas da saúde participaram e contribuíram com os debates.

O Simpósio deste ano foi ampliado em comparação a 2020, tanto na diversidade dos temas discutidos quanto na quantidade de palestras e participação do público. Os eventos transmitidos via Google Meet chegaram a ter lotação máxima, com até 250 convidados, e os vídeos ao vivo no canal do YouTube da FMABC tiveram milhares de visualizações de alunos, professores, coordenadores e demais profissionais.

Grande parte das palestras e debates teve a COVID-19 como foco, e a alta demanda que o vírus provocou ao SUS, vistas sob as perspectivas de diferentes áreas. Alguns dos temas discutidos foram o impacto da doença na saúde ambiental, o cenário do sistema público de saúde durante e após a pandemia, além dos desafios enfrentados por cada setor que está combatendo o vírus e suas ramificações.

A organização do simpósio ficou sob responsabilidade dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão em Saúde Ambiental, Gestão Hospitalar, Nutrição, Psicologia, Tecnologia em Radiologia e Terapia Ocupacional.

A Dra. Flávia Gehrke, professora titular do curso de Medicina e coordenadora do SIECS, destacou os esforços realizados pelos alunos, comissão organizadora e equipe de suporte, além do apoio do Conselho Gestor e Reitoria do Centro Universitário, nas figuras dos doutores David Uip e Fernando Fonseca, e da Pró-Reitoria de Graduação, representada pelas doutoras Roseli Sarni e Sônia Hix.

“Em um cenário de pandemia, conseguimos ampliar o tamanho do evento e dos temas. Um dos principais desafios foi transpor um evento que era feito presencialmente para o formato virtual, e neste ano conseguimos fazer numa escala ainda maior o bom trabalho que já havia sido feito em 2020”, explicou.

Ela também frisa a importância de incluir nos debates profissionais de diferentes setores. “A troca de ideias e experiências entre várias áreas nos permite ter uma visão ampla e global do sistema de saúde”.

No dia 20 de agosto, o encerramento do ciclo de eventos contou com a premiação dos trabalhos científicos submetidos ao SIECS. Foram avaliados 38 trabalhos, com premiação para os três primeiros e menção honrosa ao quarto e quinto colocados. O primeiro colocado foi o trabalho “Marcadores Potenciais para Câncer de Mama em Linfócitos e Exossomos Circulantes”, de autoria de Lara Rodrigues Jeronymo, Guilherme Freire Roberto, Thérèse Rachel Theodoro e Maria Aparecida Pinhal.