Publicado em: 13/04/2018
Na primeira semana de abril o Comando Contra Pragas, nas ruas desde 10 de março, esteve no bairro Olímpico, em São Caetano. Mais uma vez, a Prefeitura demonstra esforço para combater a infestação de ratos, escorpiões e focos do mosquito Aedes aegypti. No Olímpico, as ações ocorreram até 6 de abril. O primeiro bairro vistoriado foi o Boa Vista, em março. O programa conta com uso de drone para inspeção de terrenos e imóveis vazios.
Uma equipe multidisciplinar formada por agentes de saúde e de zoonoses partiu da UBS Caterina Dall’Anese em rotas pré-estabelecidos pelas ruas do Olímpico, efetuando a desratização em bueiros, captura de escorpiões e vistoria de residências em busca de possíveis criadouros do mosquito, como poças e recipientes com água parada.
“O trabalho de prevenção é essencial para a saúde pública”, alerta a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. O Comando Contra Pragas é feito em parceria da Secretaria de Saúde e o Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (Saesa) nas ações diretas de combate às pragas. Já as Secretarias de Educação e de Segurança, por meio da Guarda Civil Municipal, realizam trabalho educativo nas escolas, com apresentação de teatro de fantoches sobre o tema.
“Também contamos com a colaboração da população, que tem a responsabilidade de manter a sua casa sem água parada, com ralos tratados com água sanitária e com manutenção de calhas e lajes em dia”, alerta Fábio Agostini, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura.
O Centro de Controle de Zoonoses recebe denúncias e avisos por meio do telefone (11) 4238-8170 ou pelo e-mail ccz@saocaetanodosul.sp.gov.br.