Comissão de Ética de Enfermagem toma posse no Hospital da Mulher

Publicado em: 04/04/2014

Foi empossada em 24 de março a Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, de Santo André, eleita por voto direto de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A cerimônia no auditório da unidade contou com presença de representantes do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN/SP). O objetivo do grupo é divulgar o código de ética de enfermagem, a fim de que todos os profissionais tenham oportunidade de conhecer os direitos, deveres e obrigações por meio da legislação.

A Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital da Mulher é composta pelas enfermeiras Gisele Minosso (presidente), Antonia de Fátima Almeida, Alexandra Alves Crispim e Bruna Menile Silva, além das técnicas Alcrediana de Sousa Oliveira e Karina Trindade, e das auxiliares Maria das Graças Salgado e Karina Trindade. A eleição ocorreu entre os meses de outubro e dezembro de 2013.

A diretora de enfermagem do Hospital da Mulher, Sonia Arceno, ressalta a importância da comissão e da participação em massa dos profissionais da categoria no processo eleitoral. A gestora destaca o “relevante papel” da comissão diante de uma unidade do porte do Hospital da Mulher. “Com a comissão podemos dar o encaminhamento legal condizente às demandas que surgem no hospital”, afirma.

 

Fiscalização

A fiscalização do exercício profissional é uma das missões do COREN-SP, que há alguns anos desenvolve ações preventivas e educativas para garantir a qualidade da assistência e coibir condutas antiéticas ou ilegais. Vale ressaltar que apenas 10% do trabalho desenvolvido incorre em punições. A presidente da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital da Mulher afirma que a visão da instituição é a mesma do COREN-SP: “Venho da educação continuada e pretendo focar o trabalho da comissão em educação preventiva e instrutiva aos colaboradores, para melhorar as questões éticas dos processos hospitalares”, adianta.

A Comissão de Ética de Enfermagem é órgão representativo do COREN em caráter permanente junto às instituições de saúde, tendo funções educativas, fiscalizadoras e consultivas do exercício profissional e ético dos profissionais de enfermagem.

“É uma grande honra ter a comissão e poder melhorar em mais esse quesito o trabalho da enfermagem no hospital. Tenho certeza de que, com tudo isso, quem mais ganhará será o paciente, com a assistência cada vez mais qualificada”, conclui a superintendente do hospital, Dra. Rosa Maria Pinto de Aguiar.