Comissão de Humanização do CHM de Santo André é treinada sobre comunicação efetiva

Publicado em: 14/06/2024

A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA), com apoio da Qualidade Corporativa da Fundação do ABC, organizou um treinamento nesta semana sobre comunicação assertiva e efetiva. Participaram da atividade 40 colaboradores da área assistencial, além dos membros da comissão.

Graduada em Gestão de Marketing pela Universidade Paulista (UNIP), e especialista em comunicação e branding pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a palestrante Lucila David abordou aspectos como conceitos de comunicação; estilos de comunicação (agressivo, passivo e assertivo); comunicação não-violenta; falhas de comunicação, entre outros assuntos.

A comunicação assertiva desempenha um papel fundamental na área da saúde. Trata-se de um processo de transmitir informações de forma clara, objetiva e respeitosa, garantindo um diálogo eficaz entre profissionais de saúde e pacientes. Nesse contexto, a comunicação assertiva é essencial para estabelecer uma relação de confiança, promover o entendimento mútuo e melhorar a qualidade do cuidado prestado. O treinamento também abrange a necessidade de adotar a comunicação assertiva como um elemento fundamental para o sucesso de líderes e gestores.