Comitiva do Estado visita Hospital São Caetano

Publicado em: 14/02/2014

Unidade pode se tornar “estruturante”, com capacidade para transplantes e cirurgias cardiovasculares

Comitiva da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo liderada pelo coordenador de Serviços de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, esteve em 6 de fevereiro no Hospital São Caetano para vistoria técnica do espaço. O objetivo é o início das tramitações legais no intuito de que a unidade seja transformada em hospital de modelo estruturante com competência ao atendimento terciário. A visitação foi acompanhada pelo prefeito Paulo Pinheiro, pelos secretários municipais de Saúde e de Governo à época, Mario Chekin e Sallum Kalil Neto, respectivamente, por parte do corpo técnico do hospital e vereadores.

Andar por andar, sala por sala, a delegação analisou minuciosamente todas as dependências do Hospital São Caetano, observando cada detalhe da histórica instituição – um dos marcos da saúde do Grande ABC. “Esse é um projeto a ser desenvolvido a médio prazo”, informou Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

Tratativas adiantadas
Os esforços empreendidos pela equipe técnica da Prefeitura sancaetanense, que constantemente tem solicitado apoio aos governos Estadual e Federal para abrir por completo o Hospital São Caetano, estão surtindo efeitos positivos à cidade. Durante a cerimônia que deu posse ao novo presidente da Fundação do ABC, Marco Antonio Santos Silva, e ao diretor da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, no final de janeiro, o secretário Estadual de Saúde, Dr. David Everson Uip, confirmou a intenção do Governo de São Paulo de transformar o Hospital São Caetano em unidade estruturante. Trata-se de projeto formulado pelo Estado, que concede subsídios a hospitais paulistas segundo características previamente acordadas, entre as quais a de estruturante, estratégico, de base aos estruturantes e de apoio, para auxílio às Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Na solenidade de posse na FUABC-FMABC, Dr. David Uip firmou compromisso de transformar o Hospital São Caetano em unidade estruturante a partir de parceria entre Ministério da Saúde e Governo do Estado. Segundo o gestor estadual, o equipamento servirá de apoio aos hospitais da região, “completando o complexo de atendimento à população do SUS no Grande ABC”.

Ao se tornar estruturante, a unidade terá competência ao atendimento terciário, capaz de receber casos de alta complexidade como transplantes e cirurgias cardiovasculares, por exemplo. Considerado uma das casas de saúde mais tradicionais de todo o ABC – foi inaugurado em 25 de julho de 1954 –, o Hospital São Caetano passará a receber cerca de 70% a mais de recursos do que está previsto na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Dr. David Uip, a unidade é “absolutamente estratégica a toda a região do ABC”. Por essa razão, é necessário que esteja em pleno funcionamento e, consequentemente, totalmente à disposição dos moradores. “Temos que valorizar o que existe. Não adianta sair construindo novos hospitais se não estruturarmos os que já estão em funcionamento”, afirmou o secretário de Estado da Saúde.

A notícia transmitida por Uip foi recebida com entusiasmo pelo prefeito Paulo Pinheiro. “Agradecemos muito essa iniciativa. Estamos constantemente em busca de soluções para tornar o Hospital São Caetano novamente uma referência em saúde”, ressaltou o comandante do Paço Municipal.

Unidade cogerida pela Fundação do ABC e Prefeitura Municipal, o Hospital São Caetano foi municipalizado e reaberto em fevereiro de 2012. Sem realizar cirurgias e internações, os trabalhos focam o atendimento ambulatorial, como no Núcleo de Atenção à Saúde do Homem e no Centro de Fisioterapia e Reabilitação Sebastião Sepulvida.