Complexo Irmã Dulce inicia implantação de prontuário eletrônico do paciente

Publicado em: 27/04/2018

Sistema deve agilizar atendimento e consulta ao histórico de consultas, exames e tratamentos dos usuários

 

Treinamento das equipes para utilização da ferramenta deve ocorrer até o fim do ano

Em sintonia com a política municipal de redução de filas na rede básica de saúde de Praia Grande, o Complexo Hospitalar Irmã Dulce está implantando o sistema de prontuário eletrônico do paciente em suas unidades. Por meio da tecnologia, será possível otimizar o atendimento, já que serão eliminadas etapas que retardam o processamento de informações sobre os pacientes. Para isso, equipes já estão sendo treinadas para se familiarizar com a ferramenta.

A iniciativa vai ao encontro do que preconiza o Ministério Público, que prevê a informatização do prontuário eletrônico em todo o País até o fim deste ano. Além da organização de dados sobre os pacientes, os benefícios incluem a integração entre unidades e a disponibilização de exames laboratoriais e de imagem acessíveis à equipe médica durante as consultas.

De acordo com o diretor-geral do Complexo Hospitalar, Ricardo Carajeleascow, o prontuário eletrônico pode possibilitar outras vantagens em relação ao sistema atual, como a manutenção das informações clínicas de forma sigilosa e segura para a geração de dados sobre a saúde. “Posteriormente, quando todos estabelecimentos de saúde estiverem com o sistema implantado, além de compilar dados sobre a movimentação de pacientes, será possível verificar a quantidade de exames realizados, agendados e seus resultados. Esta tecnologia também irá ajudar nas prescrições e administração de medicamentos, por exemplo, bem como quanto ao agendamento de cirurgias e outros benefícios”, destacou.

Segundo a gerente geral de Enfermagem do Irmã Dulce, Renata Meroti, a capacitação é feita nos próprios locais de atendimento e tem tido boa adesão das equipes médicas e de enfermagem. “A digitalização das informações e a velocidade no acesso às telas para o atendimento é algo que podemos classificar como uma mudança bastante positiva para o paciente”, disse.

O treinamento dos funcionários ocorre ao longo dos próximos meses. Além do Hospital Municipal, o sistema será implantado na Porta de Entrada do Complexo Hospitalar (anteriormente chamado de Pronto-Socorro), no Ambulatório de Especialidades Cirúrgicas “Maria Helena de Oliveira Higa” e na Unidade de Pronto Atendimento “Dr. Charles Antunes Bechara” – UPA Samambaia.

A Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva, Nefro-PG, já está com o programa em pleno funcionamento.