Complexo Irmã Dulce tem novo superintendente

Publicado em: 14/02/2014

Após cinco anos como superintendente do Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande, o médico ginecologista e obstetra Inacio Lopes Júnior deixa o cargo. A direção do complexo de saúde gerenciado pela Fundação do ABC, que envolve também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Charles Antunes Bechara e o Pronto-Socorro Central, passa a ser do médico cirurgião Manoel Nunes Cardoso Neto.

Ao assumir a direção do complexo, Neto afirma que a população de Praia Grande pode esperar muito comprometimento. “Tenho identificação muito grande com o hospital, PS e UPA. Participei ativamente desde o início da gestão da FUABC, primeiramente no hospital e depois no PS”, expõe.

Neto começou a atuar profissionalmente como médico plantonista de Cirurgia Geral na então Santa Casa de Praia Grande em 2004, posteriormente integrando a equipe e depois a chefia – já na gestão FUABC. Dirigiu o PS Central sob administração direta da Prefeitura, onde é concursado como médico, e passou a coordená-lo na atual gestão, vindo a ser vice-diretor clínico do complexo. “Conheço bem todos os setores e principalmente os funcionários que integram a grande equipe assistencial da instituição. Galguei todos os degraus até alcançar a Superintendência, por isso fico tranquilo ao assumir essa função, que exige muita responsabilidade”, declara.

Para o novo superintendente, que deseja buscar acreditações e certificações, a qualidade dos serviços é o objetivo central da gestão. “Outro desejo é o de tornar o ‘Irmã Dulce’ um hospital escola e também oferecer residência médica. Para tanto, contamos com a parceria da Faculdade de Medicina do ABC”.

Herança médica
Nascido em Mogi das Cruzes (SP), Manoel Nunes Cardoso Neto foi criado em Itapetininga (SP) e recebeu influência do pai, o médico Ildefonso Cardenas Nunes Cardoso, assim como dos irmãos – também médicos.

Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (RJ), fez especialização em cirurgia geral e endoscopia pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos e atualmente conclui MBA Executivo de Gestão em Saúde no INSPER. Em 10 anos de atuação médica, trabalhou em hospitais da região como cirurgião e endoscopista. No ‘Irmã Dulce’ foi o responsável pela primeira cirurgia por videolaparoscopia.

Morando em Praia Grande desde 2008, Neto tem 37 anos, é casado e pai de duas filhas.

Estruturação e progresso
Inacio Lopes Júnior encerra ciclo que começou em 2008, com a estruturação do atendimento hospitalar de Praia Grande, e se conclui com a consolidação do ‘Irmã Dulce’ como referência regional. Com os progressos que permitiram a ampliação no número de leitos e complexidade, bem como a expansão da gestão da FUABC para o Pronto-Socorro Central e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Charles Antunes Bechara, inicia-se uma nova etapa rumo ao aprimoramento das ações.

“O hospital deu grande salto qualitativo e quantitativo em seus serviços, com impacto positivo em toda a região”, avalia Lopes, que apoiará seu sucessor neste período de transição. “Nossa meta é continuar avançando em busca da excelência, com as mudanças necessárias nesse processo evolutivo”.