Compras sustentáveis e práticas de ESG pautam o 7º Fórum em Saúde e Sustentabilidade da FUABC

Publicado em: 03/12/2021

Transmissão do evento foi realizada ao vivo pelo canal da FUABC no YouTube

 

A área de Sustentabilidade da Fundação do ABC (FUABC), ligada ao Departamento de Recursos Humanos, promoveu dia 2 de dezembro a sétima edição do “Fórum em Saúde e Sustentabilidade”, cujo objetivo é dar visibilidade a ações socioambientais relevantes, assim como promover a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e meio ambiente. Devido à pandemia de Covid-19, pelo segundo ano consecutivo o evento ocorreu no formato on-line. A transmissão foi realizada pelo canal da FUABC no YouTube com participação de representantes de diversas unidades gerenciadas.

A consultora da ONU Meio Ambiente e do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), também responsável pela coordenação técnica e monitoramento do Programa de Contratações Públicas Sustentáveis do Estado de São Paulo, Denize Cavalcanti foi a primeira palestrante convidada e abordou o tema “Compras sustentáveis na Saúde”. A especialista apresentou dados atuais sobre emissão de gases de efeito estufa, especialmente relacionados à cadeia de suprimentos das empresas. “Todas as agendas e compromissos globais com o meio ambiente estão relacionadas ao processo de compras. O mesmo se aplica às organizações, públicas ou privadas, que devem cumprir com suas metas institucionais e socioambientais. O setor de Saúde é o quinto maior emissor de gases de efeito estufas do planeta, com 4,4% do total das emissões globais, e a maior parte está, justamente, na cadeia de suprimentos”, explica Denize. Consideradas com alto poder de compra, as organizações de saúde são responsáveis por numerosas compras de produtos químicos, plásticos, eletroeletrônicos, equipamentos médicos, geradores de energia, reagentes, gases anestésicos, fármacos, entre outros.

A segunda palestra do fórum foi ministrada pelo CEO da empresa Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini, que apresentou o tema “Práticas de ESG em organizações de saúde”. Do inglês, ESG — ou Environmental, Social and Corporate Governance — significa um conjunto de padrões e boas práticas ambientais, sociais e de governança adotado nas empresas. Foram abordados aspectos sobre o novo jeito de pensar e fazer negócios, acelerado pela pandemia. “Nunca se falou tanto em sustentabilidade. E, mais atualmente, sobre esta nova sigla – a ESG – que ganhou muita força nos últimos 15 meses. Por duas razões: primeiramente pela questão da ciência do clima, que demonstra que o planeta caminha para uma situação perigosa. Seguimos celeremente para ultrapassar, em 20 anos, o limite da temperatura média do planeta com o aumento de até 1,5oC. O que demandará um grande esforço global para reduzir as emissões em, pelo menos, 45% até 2030. O segundo fator, embora menos tratado, diz respeito à ascensão da geração ‘millennials’ aos cargos diretivos e presidências de empresas. Esta faixa etária, que representa 26% da renda mundial, já decidiu que quer fazer negócios com organizações mais sustentáveis. É um fato incontestável. Este grupo coloca o propósito antes do lucro, prega o respeito ao meio ambiente, à biodiversidade, diversidade, e todos os temas que hoje estão na esteira de discussões da ESG”, explica o palestrante, atualmente colunista da revista Época Negócios, autor de mais de 10 livros e especialista em sustentabilidade empresarial.

Presente em todas as edições do Fórum em Saúde e Sustentabilidade da FUABC, o coordenador do Programa Estadual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Vital de Oliveira Ribeiro Filho, atual Presidente do Conselho Consultivo do Projeto Hospitais Saudáveis, foi novamente o mediador do evento. Os participantes interagiram com envio de perguntas e dúvidas via chat do YouTube, proporcionando debate temático entre os convidados.