Congresso Internacional de Medicina Integrativa premia trabalho da FMABC

Publicado em: 20/07/2018

Evento aconteceu nos Estados Unidos e recebeu estudos acadêmicos de todo o mundo

 

Alunos e membros da diretoria da Liga Acadêmica de Medicina Integrativa da FMABC

Um trabalho sobre avaliação do nível de estresse em estudantes de Medicina, produzido por alunos e membros da diretoria da Liga Acadêmica de Medicina Integrativa da Faculdade de Medicina do ABC, recebeu o prêmio Young Investigator Award, ou Prêmio Jovem Investigador, no Congresso Internacional de Medicina e Saúde Integrativa, realizado em maio nos Estados Unidos.

Trata-se do maior congresso mundial sobre Medicina Integrativa. A prática, como o próprio nome indica, busca maior integração e compreensão da saúde física e mental do paciente de acordo com uma visão holística e completa. São levados em consideração corpo, mente e espírito, além de maior proximidade entre o profissional de saúde e paciente. “Obter essa premiação em um evento dessa importância e competir com trabalhos do mundo inteiro é gratificante para a Liga, especialmente por ter sido constituída há poucos meses”, disse Dr. Renato Leça, patrono da Liga, professor da disciplina de Oftalmologia da FMABC e coordenador das disciplinas eletivas de Medicina Integrativa e Nutrologia com Prática Ortomolecular.

O estudo premiado avaliou 98 estudantes de Medicina da instituição, com idades entre 17 e 34 anos. A pesquisa consistiu na aplicação de um questionário e na coleta de saliva matinal em jejum para mensuração dos níveis de cortisol, o melhor indicador bioquímico do nível de estresse. Segundo a pesquisa, cerca de 90% consideraram-se com estresse elevado ou muito alto e 39% relataram cansaço extremo, dados que corroboraram com os resultados dos testes de cortisol.

“O número de transtornos de estresse grave e suicídios é significativo em relação a todas as outras profissões. O tempo médio de vida dos médicos é menor em sete anos em relação aos outros profissionais de saúde. Por isso, é importante começarmos a estudar o assunto ainda na graduação e traçar estratégias para atenuar o problema”, disse o docente.

O mesmo trabalho foi aceito no congresso da International Stress Management Association (ISMA-BR), entidade presente em 12 países e dedicada à pesquisa e prevenção do estresse no mundo. Este ano o evento foi entre 26 e 28 de junho, em Porto Alegre.

Além de Leça, participaram do estudo o chefe do Laboratório de Análises Clínicas da FMABC, Dr. Fernando Fonseca, além das alunas Alana Degaspari Araújo, Adriana Wisnik Campos, Andreza Andrade, Carolina Guimarães e Júlia Pellegrim.

MEDICINA INTEGRATIVA NA FMABC

A FMABC é pioneira na inserção da disciplina de Medicina Integrativa na graduação e já se tornou referência no meio acadêmico. Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, todas as grandes universidades têm a disciplina em suas grades curriculares de graduação ou pós-graduação. Além das atividades científicas, a Liga desenvolve palestras regulares sobre temas pertinentes à área e acompanha o atendimento de pacientes no consultório de homeopatia.