Publicado em: 03/06/2016
Órgão máximo de deliberação da Fundação do ABC, o Conselho de Curadores passará a se reunir três vezes ao ano com dirigentes das unidades gerenciadas pela FUABC – também conhecidas como mantidas. A primeira experiência para os encontros compartilhados ocorreu em 28 de abril no Anfiteatro Dr. David Uip, no campus universitário, quando o modelo foi aprovado por todos os presentes.
“Nosso objetivo ao reunir os curadores e os diretores das mantidas é promover a integração entre a FUABC e suas unidades, assim como divulgar exemplos de boas práticas que temos verificado em nossos hospitais, AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e demais equipamentos de saúde. A cada reunião, abriremos espaço para que três unidades apresentem programas de sucesso, que têm gerado impacto positivo na área assistencial, administrativa, financeira ou de humanização, por exemplo”, detalha a presidente da Fundação do ABC, Dra. Maria Aparecida Batistel Damaia.
A primeira reunião compartilhada de 2016 teve início com a apresentação dos dirigentes das mantidas para os curadores. Cada diretor geral pode expor brevemente o perfil de sua unidade e o trabalho que vem sendo desenvolvido. Em seguida, representantes de três equipamentos de saúde da FUABC foram convidados a compartilhar experiências exitosas com os demais gestores.
EXPERIÊNCIAS EXITOSAS
O Hospital Estadual de Francisco Morato foi o primeiro a apresentar exemplo de boas práticas. Coordenadora de Farmácia, Aline Silvério de Almeida detalhou o programa “Fracionamento de Antimicrobianos na UTI Neonatal e UTI Pediátrica”, responsável pela redução de mais de R$ 123 mil em despesas com medicamentos. A segunda unidade foi o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, que registrou 99,1% de satisfação geral dos usuários no ano de 2015. O diretor geral, Dr. Pedro Gregori, falou justamente sobre o tema, na explanação “Serviço de Atendimento ao Usuário – Humanização”. Por fim, o gerente de Recursos Humanos do Hospital Estadual Mário Covas, Paulo Rogério Prado Silva, apresentou a experiência de gestão de pessoas batizada “SerMais”. Trata-se de programa voltado aos colaboradores, que objetiva a retenção de talentos, o desenvolvimento de lideranças e a valorização dos funcionários, entre outras metas.
Ao final do encontro, a conselheira Margareth Lodos Tangerino aprovou a criação das reuniões. “Sou curadora por Santo André e gostaria de parabenizar nossa presidente, Cida Damaia, por essa iniciativa. É uma reunião de esforços para que troquemos experiências em busca de aperfeiçoar o trabalho que está sendo desenvolvido”.