Conselho Estadual da Condição Feminina entrega ‘Medalha Ruth Cardoso’ a professora da FMABC

Publicado em: 07/04/2017

O Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de São Paulo entregou na noite de 20 de março a ‘Medalha Ruth Cardoso’ – honraria anual destinada a pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na luta pelos direitos da mulher. Sete personalidades foram agraciadas este ano, entre as quais a professora da Faculdade de Medicina do ABC e socióloga do Movimento de Mulheres de Santo André, Silmara Conchão. A solenidade teve lugar na Assembleia Legislativa, com presença do secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira.

A deputada estadual Leci Brandão com a homenageada, Silmara Conchão

Além da docente da FMABC, também receberam a medalha a vereadora Erika Tank, a psicóloga Mafoane Odara, a médica sanitarista Maria Clara Gianna, a desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, a Tenda da Solidariedade de Jandira e o idealizador do prêmio “Maria Imaculada Xavier da Silva”, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, Umberto Luiz Borges Durso.

Durante a cerimônia foi exibido vídeo sobre a vida de Ruth Cardoso, antropóloga e primeira-dama do Brasil durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardosos, e que participou ativamente das lutas e conquistas feministas e na criação do próprio Conselho Estadual da Condição Feminina – órgão que tem a missão de elaborar políticas públicas destinadas a eliminar a discriminação sofrida pelo segmento feminino da população. A história de Ruth Cardoso inspirou a criação da Medalha, instituída em 2008 para homenagear personalidades e entidades que se destacam na luta pelos direitos da mulher.

“A medalha Ruth Cardoso destaca não só a luta dos direitos femininos, como o combate à discriminação e às desigualdades de gênero”, afirmou a presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosmary Corrêa. Ela lembrou que a honraria é concedida sempre no mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.

A 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Maria Lucia Amary, recordou a atuação de Ruth Cardoso. “Ela usou sua influência política em programas sociais e por isso é justo a medalha receber o nome dela. Dona Ruth desejou a igualdade de gêneros a todos. Por isso vamos continuar lutando e trabalhando com justiça e respeito”, concluiu a deputada.

Honraria é destinada a pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na luta pelos direitos da mulher

A mesa principal do evento foi composta pelo secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira, pela presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosmary Corrêa, pela deputada Maria Lucia Amary, pela coordenadora de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo, Albertina Duarte Takiuti, pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-SP, Kátia Boulos, e pela vereadora e líder do PSDB, Adriana Ramalho. Também prestigiaram a solenidade os deputados estaduais Luiz Turco e Leci Brandão, entre outras autoridades.

SILMARA CONCHÃO

Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP – 2008) e doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, Silmara Conchão é docente do Departamento de Saúde da Coletividade e vice-coordenadora de Extensão da FMABC (COMEX). De 2005 a 2008 coordenou dois programas da Secretaria Municipal de Saúde de Santo André, respondendo pelas áreas de Saúde da Juventude e Atenção à Violência e Abuso Sexual. Possui especialização na área da Violência Sexual – PAVAS/Faculdade de Saúde Pública da USP (2008) e coordenou a Assessoria dos Direitos da Mulher da Prefeitura de Santo André, assim como o Grupo de Trabalho Gênero e Raça, do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC (2001-2005). Graduada e pós-graduada em Educação Física, integra os grupos de extensão, estudos e pesquisas do CESCO – Centro de Estudos em Saúde Coletiva do ABC e do NEMGE – Núcleo de Estudos da Mulher e Relações de Gênero da USP. Entre 2014 e 2016 assumiu a Secretaria de Política para Mulheres de Santo André – a primeira Pasta do gênero no Grande ABC. Há 30 anos é ativista do movimento feminista e já publicou livros e diversos artigos sobre o tema.

Alunos orientam população no “Dia Internacional da Mulher”

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, estudantes da Faculdade de Medicina do ABC promoveram encontros de formação para discussão das relações de gênero e violência. Também percorreram um dos principais pontos de comércio no Grande ABC, o calçadão da Rua Cel. Oliveira Lima, em Santo André, conversando com a população e fortalecendo temas como o empoderamento das mulheres e a igualdade de gêneros, além do fim da discriminação, da violência, do feminicídio e da misoginia.

A participação discente na caminhada foi comandada pelo Comitê FMABC da IFMSA Brazil (International Federation of Medical Students Associations), com apoio da Comissão de Extensão da FMABC (COMEX).

“Nem mais, nem menos para ninguém. Queremos igualdade! Por isso fomos para a rua com os alunos, ‘desnaturalizar’ a violência contra a mulher, divulgar projetos e ações de proteção, falar sobre os direitos da mulher e a Lei Maria da Penha, além da importância do empoderamento e da igualdade de gênero”, descreve a professora da disciplina de Saúde Coletiva da FMABC, Silmara Conchão, ao reforçar a importância da divulgação dos serviços de proteção disponíveis, “que podem salvar a vida de uma mulher”, como o “Ligue 180” – canal telefônico direto e gratuito da Secretaria de Políticas para as Mulheres, para orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o país.