Publicado em: 25/07/2019
O Hospital Estadual Mário Covas de Santo André irá inaugurar, dia 8 de agosto, às 10h, espaço dedicado exclusivamente ao atendimento de crianças em tratamento oncológico. O projeto consiste na implantação de unidade de pré e pós-atendimento quimioterápico localizada no 4º andar, ao lado da Clínica Pediátrica e brinquedoteca, com objetivo de proporcionar mais conforto aos pacientes.
A implantação contribuirá para a melhoria da qualidade e humanização do atendimento das crianças e adolescentes em tratamento oncológico. Segundo o diretor-geral da unidade, Dr. Desiré Carlos Callegari, a criação do espaço exclusivo no setor de Pediatria tornará o serviço mais acolhedor, indo ao encontro das metas fixadas para criação de ações de humanização ligadas à assistência à saúde.
PARCERIA
A área da nova unidade foi totalmente reformada, incluindo serviços de alvenaria, hidráulica, instalação elétrica, ar-condicionado, pintura, revestimentos e iluminação. O investimento aproximado de R$ 700 mil foi realizado pela Associação Projeto Crescer do ABC (APCABC), instituição sem fins lucrativos que opera como Casa Ronald McDonald ABC por meio do Ronald McDonald House Charities. Os recursos são provenientes do “Mc Dia Feliz” e de doações. No projeto foram incluídos equipamentos, mobiliários e computadores. O custeio do serviço de Oncologia, incluindo equipe médica, enfermagem e medicações, está sob responsabilidade do Hospital Estadual Mário Covas. A unidade terá sala de quimioterapia com capacidade para três atendimentos simultâneos, além de sala de espera, consultório e sanitários.
ONCOLOGIA
A Oncologia Pediátrica do Hospital Estadual Mário Covas recebe pacientes encaminhados dos hospitais da região do Grande ABC, a partir da Central de Regulação do Estado de São Paulo. Confirmado o diagnóstico de câncer, o tratamento é iniciado em regime de internação. Após a primeira alta, os pacientes são encaminhados ao ambulatório de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina, onde são realizados ciclos de quimioterapia ambulatorial, retornando ao HEMC para quimioterapia de infusão longa, procedimentos cirúrgicos, reavaliação pós-quimioterapia em altas doses e reavaliação pós-alta.
Por ano, 40 novos pacientes pediátricos são atendidos no hospital, sendo que em 2018 o total foi de 268 crianças internadas, incluindo os pacientes que permanecem em tratamento. Os números do atendimento alcançam a média de 25 por semana, encaminhados via Central de Regulação de Vagas. Inicialmente, os pacientes dão entrada no setor de emergência para reavaliação, quimioterapia ou exames, onde também são recebidos os pacientes cirúrgicos e clínicos.