Publicado em: 23/09/2025

Curso de Biomedicina foi lançado em 2022 (foto: Divulgação)
O Ministério da Educação (MEC) comunicou em 19 de setembro que o curso de graduação em Biomedicina do Centro Universitário FMABC, em Santo André, recebeu a pontuação máxima em sua avaliação. A nota 5 é um indicativo de excelência acadêmica e comprova a qualidade dos serviços prestados na formação de futuros profissionais de saúde.
Esta foi a primeira avaliação do curso, lançado em 2022. Os representantes do MEC destacaram diversos pontos na análise, elogiando as estruturas físicas oferecidas pela instituição. Os espaços de aprendizado foram considerados perfeitamente adequados, com equipamentos atualizados e modernos.
O MEC também ressaltou a qualidade do corpo docente do Centro Universitário e o comprometimento no cumprimento do plano pedagógico, garantindo que os estudantes tenham a melhor experiência durante sua formação.
“A nota máxima do curso de Biomedicina comprova o compromisso da nossa instituição em todos os cursos oferecidos. Nosso objetivo é seguir formando os melhores profissionais de saúde para o mercado, e temos pessoal qualificado e estrutura para isso. É um esforço coletivo”, explica Dr. David Uip, reitor do Centro Universitário.
Para a coordenadora do curso, Dra. Maria Aparecida da Silva Pinhal, a conquista é reflexo da parceria entre o corpo docente e os alunos, além do apoio incondicional da reitoria do Centro Universitário. “Receber essa nota máxima logo na primeira avaliação reafirma, de forma transparente, que somos uma Instituição de Ensino Superior de qualidade, séria, comprometida e preparada para formar profissionais de excelência”, completa. Ela coordena o curso juntamente com a vice, Dra. Carina Mucciolo Melo.
O CENTRO UNIVERSITÁRIO FMABC
Criada em 1969 como Faculdade de Medicina do ABC, a instituição se desenvolveu ao longo das décadas formando profissionais que se tornaram referências na área da saúde e expandindo seus horizontes. Atualmente, oferece nove cursos de graduação, além da Biomedicina: Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia e Terapia Ocupacional.
A expansão e a qualidade do ensino fizeram com que, em 2018, a instituição recebesse o status de Centro Universitário, ratificando sua importância na comunidade e seu potencial para colaborar com o desenvolvimento de programas e projetos no campo da saúde e da assistência médica da região do Grande ABC.
Em 2022, o Centro Universitário iniciou a graduação em Biomedicina, com currículo estruturado segundo as Diretrizes Nacionais da área e levando em consideração a complexidade da profissão. As atividades didáticas contemplam a interdisciplinaridade, aulas práticas, projetos de extensão e estímulo às atividades complementares, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes.