Curso de Farmácia aborda o uso racional de medicamentos em meio à pandemia

Publicado em: 07/05/2021

Atividade virtual debateu o uso de fármacos contra a Covid-19, interações medicamentosas, descarte de remédios, entre outros temas

 

O curso de Farmácia do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, organizou em 6 de maio a 7ª edição da Campanha de Uso Racional de Medicamentos. Um dos temas abordados foi o uso irracional de medicamentos contra a Covid-19, discussão em evidência no cenário científico nacional e internacional.

O objetivo da ação foi celebrar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos – comemorado oficialmente em 5 de maio – com palestras e orientações sobre o tema à população e alunos. Devido à pandemia, as atividades foram transmitidas on-line, pelo YouTube, em dois períodos. De manhã, das 8h às 10h (https://is.gd/Tw0YFI), e à noite, das 18h40 às 20h40 (https://is.gd/HbF6Zh).

“Não existem comprovações científicas que mostrem que medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina sejam eficazes e seguros no tratamento da COVID-19, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF) não recomendam o uso. Além dessas drogas não serem efetivas no tratamento da doença, elas podem causar reações adversas graves, incluindo retinopatias, distúrbios cardiovasculares, hepáticos, entre vários outros efeitos. A decisão sobre a prescrição é uma prerrogativa do médico, mas o farmacêutico deve esclarecer ao paciente qual a sua indicação e a forma de uso, orientando-o sobre os riscos da utilização”, explica a coordenadora do curso de Farmácia da FMABC, Dra. Sonia Hix.

Os outros temas abordados na campanha foram: “Uso racional de medicamentos: conceitos e estratégias”, “Você sabe o que é uso racional de medicamentos?”, “Interação medicamentosa”, “Interação fármaco-alimentos”, “Interação medicamentosa em plantas medicinais” e “Descarte de medicamentos”.

Todas as atividades foram conduzidas por docentes da FMABC. São eles: Ana Elisa Prado Coradi, Carla Daniely Pombal Bianchini, Fernanda Yakel Stefani, Ana Beatriz Ramos de Oliveira Pinn, José Armando Júnior, Andrea de Andrade Ruggiero, Marisa Regina de Fátima Veiga Gouveia e Maria Lucila Ujvari de Teves. Em alusão à data, o aluno do 3º ano do curso, Matheus de Almeida Gomes, produziu um vídeo, que pode ser acessado pelo link https://is.gd/bdmEPW.

RISCOS À SAÚDE

Segundo informações do Ministério da Saúde, a automedicação traz grandes riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até mesmo a morte. A receita médica é a garantia de que houve uma avaliação profissional para que determinado paciente utilize o medicamento.

Nesse sentido, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos tem como objetivos alertar a população sobre os riscos e ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e da automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. Além do agravamento de doenças, a automedicação pode promover a combinação errada de substâncias, com riscos de anular ou potencializar os efeitos dos medicamentos em uso.