Curso de Farmácia da FMABC orienta sobre “Uso Racional de Medicamentos”

Publicado em: 06/05/2016

Em comemoração pelo “Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos”, o curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC organizou em 5 de maio campanha com orientações e palestras gratuitas para a população sobre o uso correto de medicamentos e os perigos da automedicação, entre outros assuntos relacionados à temática.

Ação celebrou “Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos”

Ação celebrou “Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos”

“Professores e alunos estiveram à disposição com orientações e atividades práticas, demonstrando o uso correto de medicamentos e o descarte adequado. Nosso objetivo foi conscientizar os pacientes atendidos nos ambulatórios de especialidades da faculdade, assim como acompanhantes, discentes e docentes da FMABC”, afirma a coordenadora do curso de Farmácia, Dra. Sonia Hix, lembrando que também houve distribuição de frascos de álcool gel durante a ação.

No Prédio Central e no Anexo III, ambos no campus universitário em Santo André, foram montados estandes com demonstrações de diferentes formulações de fármacos. Devido à grande circulação de pacientes e acompanhantes, o Anexo III também foi escolhido para sediar as palestras, que ocorreram entre 10h e 13h. Entre os temas em destaque estiveram “Como utilizar corretamente seus medicamentos” e “Como armazenar e descartar medicamentos”.

“Buscamos conscientizar a população sobre os riscos do descarte inadequado de medicamentos, tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana, apresentando as formas adequadas de descarte. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), entre 10 mil e 28 mil toneladas de medicamentos são jogados fora pelos consumidores a cada ano. As substâncias químicas contidas nesses produtos podem contaminar lençóis freáticos e rios, afetando a qualidade da água que ingerimos e a vida aquática”, alerta a coordenadora Dra. Sonia Hix.

RISCOS À SAÚDE

Segundo informações do Ministério da Saúde, a automedicação traz grandes riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até mesmo a morte. A receita médica é a garantia de que houve uma avaliação profissional para que determinado paciente utilize o medicamento.

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos tem justamente esses objetivos: alertar a população sobre os riscos, assim como ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

Além do agravamento de doenças, a automedicação pode promover a combinação errada de substâncias, com riscos de anular ou potencializar os efeitos dos medicamentos em uso.