Curso de Farmácia orienta sobre “Uso Racional de Medicamentos”

Publicado em: 12/05/2017

 

Em comemoração pelo “Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos”, o curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC realizou em 9 de maio, pelo terceiro ano consecutivo, campanha com orientações e palestras gratuitas para a população sobre o uso correto de medicamentos e os perigos da automedicação, entre outros assuntos relacionados à temática.

Professores e alunos estiveram à disposição com orientações e atividades práticas

“Professores e alunos estiveram à disposição com orientações e atividades práticas, demonstrando o uso correto de medicamentos e o descarte adequado. Nosso objetivo foi conscientizar os pacientes atendidos nos ambulatórios de especialidades da faculdade, assim como acompanhantes, discentes e docentes da FMABC”, revela a coordenadora do curso de Farmácia, Dra. Sonia Hix.

Devido à grande circulação de pacientes e acompanhantes, o prédio Anexo III recebeu a campanha das 9h30 às 13h30, período em que também houve estandes com demonstrações de diferentes formulações de fármacos. Das 17h às 18h30, os trabalhos foram realizados em frente ao prédio Central, a fim de atingir alunos dos diversos cursos da faculdade. Entre os temas abordados estiveram “Como utilizar corretamente os medicamentos” e “Como armazenar e descartar medicamentos”.

“Buscamos conscientizar a população sobre os riscos do descarte inadequado de medicamentos, tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana, apresentando as formas adequadas de descarte. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), entre 10 mil e 28 mil toneladas de medicamentos são jogados fora pelos consumidores a cada ano. As substâncias químicas contidas nesses produtos podem contaminar lençóis freáticos e rios, afetando a qualidade da água que ingerimos e a vida aquática”, alerta a coordenadora Dra. Sonia Hix.

RISCOS À SAÚDE

Segundo informações do Ministério da Saúde, a automedicação traz grandes riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até mesmo a morte. A receita médica é a garantia de que houve uma avaliação profissional para que determinado paciente utilize o medicamento.

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos – celebrado oficialmente em 5 de maio – tem justamente esses objetivos: alertar a população sobre os riscos, assim como ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. Além do agravamento de doenças, a automedicação pode promover a combinação errada de substâncias, com riscos de anular ou potencializar os efeitos dos medicamentos em uso.