Curso de Farmácia faz campanha sobre uso racional de medicamentos

Publicado em: 17/05/2019

Ação ocorre pelo quinto ano consecutivo; população recebeu orientações gratuitas de docentes e alunos

 

Professora de assistência farmacêutica, Carla Danielly Pombal Bianchini

O curso de Farmácia do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) organizou dia 7 de maio, pelo quinto ano consecutivo, a Campanha de Uso Racional de Medicamentos. O objetivo é celebrar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos – comemorado oficialmente em 5 de maio – com palestras e orientações sobre o tema à população. As atividades foram gratuitas e ocorreram no saguão de espera do ambulatório, no prédio Anexo III, e em frente ao Prédio Central.

A iniciativa teve participação da Liga de Assistência Farmacêutica da FMABC e dos discentes, além da professora de assistência farmacêutica, Carla Danielly Pombal Bianchini, da vice-coordenadora do curso de Farmácia, Ana Beatriz Ramos de Oliveira Pinn, da coordenadora, Sonia Hix, e do professor de Farmacobotânica e Fitoterápicos. José Armando Júnior.

Entre os temas abordados estiveram os riscos da automedicação; descarte adequado de medicamentos vencidos; prescrição médica; consumo de bebidas alcoólicas durante tratamento medicamentoso; esclarecimentos sobre fitoterápicos, entre outros assuntos. Também foram montados estandes com demonstrações de diferentes formulações farmacêuticas e de descarte adequado de medicamentos. informativos.

RISCOS À SAÚDE

Segundo informações do Ministério da Saúde, a automedicação traz grandes riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. A receita médica é a garantia de que houve uma avaliação profissional para que determinado paciente utilize o medicamento.

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos tem justamente esses objetivos: alertar a população sobre os riscos, assim como ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. Além do agravamento de doenças, a automedicação pode promover a combinação errada de substâncias, com riscos de anular ou potencializar os efeitos dos medicamentos em uso.