Cursos de Farmácia e Enfermagem da FMABC mantêm nota 4 no Enade

Publicado em: 06/11/2020

Professoras e alunas do curso de Farmácia da FMABC em ação de combate à dengue

Os cursos de graduação em Farmácia e de Enfermagem do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) receberam, mais uma vez, nota 4 no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em novembro de 2019 em 1.063 municípios brasileiros. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, em 20 de outubro.

O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Trata-se de exame obrigatório para estudantes selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada uma das áreas do conhecimento – entre as quais, a da Saúde. Desde o início da aplicação do exame, em 2004, o curso de Farmácia da FMABC nunca obteve nota inferior a 4, por exemplo. Nos anos 2010 e 2016, inclusive, alcançou a nota máxima, 5.

“A nota é fruto de uma instituição de ensino voltada para a área da Saúde, que possui um corpo docente de excelência, constituído por mestres e doutores, bem como pelo fato de apresentar uma alta carga horária prática, o que auxilia no aprendizado dos conteúdos programáticos. Trata-se do reconhecimento pelo trabalho árduo de professores e alunos, dedicados e comprometidos a garantir um curso de excelência baseado em um projeto pedagógico bem estruturado”, disse a coordenadora do curso de Farmácia, Dra. Sonia Hix.

Além disso, o Centro Universitário Saúde ABC dispõe de estágios curriculares que podem ser realizados no próprio campus, ou em unidades gerenciadas pela Fundação do ABC (FUABC), incluindo o Laboratório de Análises Clínicas, Hospital Estadual Mário Covas, Farmácia universitária e ambulatórios de especialidades, além de contar com as parcerias de uma série de empresas conveniadas nas diversas áreas de atuação farmacêutica. Outro diferencial do curso de Farmácia é a realização de estágio curricular a partir do 3º ano em consulta farmacêutica nos diversos ambulatórios do Centro Universitário.

Sob supervisão, alunos de Enfermagem integram campanha de vacinação contra a gripe no campus

ENFERMAGEM

Já o curso de Enfermagem acumula nota 4 nas últimas edições do Enade. O projeto pedagógico possui carga horária de 4.800 horas em quatro anos. Trata-se, portanto, de um curso intenso com seis horas/aula dia, de segunda a sábado. A graduação garante a realização de atividades práticas desde o primeiro ano, com permanente estímulo à inserção dos alunos em atividades de extensão, congressos, pesquisas clínicas, iniciação científica e até em intercâmbios profissionais em outros países. “A obtenção deste bom conceito de avaliação do Enade é multifatorial. Pode ser atribuído ao nosso projeto pedagógico construído na tríade ensino, pesquisa, extensão – revisada constantemente para se manter atrelada à realidade sociopolítica de nosso País. Nosso ensino usa metodologias ativas e oferece múltiplas experiências nos cenários de prática, principalmente porque o aluno se envolve proativamente com os municípios e seus programas de saúde. Tais práticas permitem atualizações constantes com as políticas de saúde regionais, federais e globais. Por isso, temos convicção de que a proatividade seja um elemento chave na formação atual dos nossos alunos, somado à inserção precoce nos equipamentos de saúde”, explica a professora titular e coordenadora do curso de Enfermagem da FMABC, Dra. Rosangela Filipini.

A qualidade do corpo docente é outro aspecto determinante para a manutenção do alto nível de ensino oferecido pelo curso. “Nosso corpo docente é dedicado e inserido em uma instituição que sempre oportuniza atualizações e investimento em sua formação. Outro fator, evidentemente, é o nosso aluno. O desempenho que observamos nas últimas avaliações do Enade e o seu ingresso no mercado de trabalho em excelentes instituições de saúde e residências multiprofissionais nos permitem considerar que nosso trabalho está satisfatório”, explica Dra. Rosangela.

Segundo a docente, entre os principais desafios pedagógicos da graduação em Enfermagem estão o número reduzido de docentes em instituições privadas quando comparado às universidades públicas, além da formação básica deficitária de alguns ingressantes no curso – fato que exige adaptação, acolhimento, trabalho motivacional e ampla dedicação do aluno. “Nesse aspecto, ressaltamos a manutenção da proposta pedagógica caracterizada pela seriedade e que exige muita dedicação aos estudos pelo aluno. Por esta razão, trabalhamos com ferramentas específicas do curso e as que a instituição oferece para atender às deficiências e necessidades, inclusive de ordem financeira”, conclui a professora.

No último ano de graduação os estudantes de Enfermagem participaram de um novo curso de atualização proposto para revisar temas relevantes sobre a arte do cuidar em Enfermagem e que envolvem a realidade sócio-política do Brasil e do mundo, denominado “Desafios contemporâneos para a Enfermagem”. A atividade, elaborada pelo curso, foi oferecida à turma que realizou a última prova do Enade e teve participação expressiva. A iniciativa somou-se aos demais fatores preponderantes para o alcance do conceito satisfatório na avaliação nacional.