Deputado estadual visita Emílio Ribas do Guarujá e classifica unidade entre as melhores do Estado

Publicado em: 28/06/2019

Deputado estadual Tenente Coimbra, do PSL de Santos, o diretor-geral da unidade, Reginaldo Reple Sobrinho, e a gerente de Enfermagem, Quitéria Cristina Torres

Parceria entre Fundação do ABC e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista, no Guarujá, recebeu em 17 de junho a visita do deputado estadual Tenente Coimbra, do PSL de Santos. O representante do Poder Legislativo foi recepcionado pelo diretor-geral da unidade, Reginaldo Reple Sobrinho, e pela gerente de Enfermagem, Quitéria Cristina Torres. Houve reunião para detalhamento do papel do hospital na região, apresentação de indicadores e do trabalho de ponta desenvolvido na área de doenças infectocontagiosas. Também foi realizado “tour” pelas instalações, que contemplou tanto os setores administrativos como as áreas assistenciais.

Segundo o diretor-geral do Emílio Ribas BS, o encontro serviu para a aproximação entre o equipamento de saúde e o parlamentar, além de possibilitar a apresentação de demandas locais, importantes para o avanço dos serviços. “O deputado Tenente Coimbra está visitando todos os Hospitais da Baixada Santista, com objetivo de verificar as carências operacionais e as necessidades de investimento. A partir desse trabalho de campo, a ideia é apresentar proposição na Assembleia Legislativa e solicitar verba ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Estadual”, informa Reginaldo Reple Sobrinho, que acrescenta: “Na ocasião, aproveitamos para detalhar um projeto de expansão do IIER-II, que já foi encaminhado ao Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista, o DRS IV”.

Ao final do encontro, o deputado elogiou o trabalho da unidade e afirmou que o Instituto de Infectologia Emílio Ribas Baixada Santista tem padrão dos melhores hospitais do Estado e que é referência para a região.

RENOVAÇÃO

Os serviços de ponta reconhecidos pelo deputado Tenente Coimbra já haviam sido legitimados pela Secretaria de Estado da Saúde em maio último, quando a Fundação do ABC foi considerada vencedora de processo de concorrência pública e renovou o contrato de gestão do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II por mais cinco anos. O resultado do processo 31056/2019 foi publicado em 25 de maio no Diário Oficial do Estado.

Gerido pela FUABC desde julho de 2014, o IIER-II é um hospital estadual especializado no atendimento de doenças infecciosas e parasitárias. Conta com cerca de 200 colaboradores e funciona 24 horas por dia, ininterruptamente. Ao todo são 46 leitos – 33 de enfermaria e 13 de Terapia Intensiva (UTI).

A renovação contratual garante a continuidade do trabalho de excelência desenvolvido na unidade nos últimos anos. Entre 2015 e 2018 foram realizados 357 mil exames, 918 sessões de diálise, além de 3.065 internações.

A unidade recebe pacientes encaminhados de hospitais dos nove municípios que integram a Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites. No verão, uma das maiores preocupações é a dengue.

Além do atendimento médico e de enfermagem, também estão disponíveis exames laboratoriais e de imagem, como raio X, ultrassonografia e endoscopia. Os pacientes são atendidos mediante encaminhamento coordenado pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), do Governo do Estado.