“Dia Mundial da Psoríase” é comemorado com palestras gratuitas na Medicina ABC

Publicado em: 31/10/2014

A disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC organizou em 29 de outubro palestras gratuitas e abertas à população em comemoração ao “Dia Mundial da Psoríase”. O evento integrou as ações da Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, organizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com objetivo de promover a atualização científica e orientar a população, a fim de diminuir o preconceito e aumentar a autoestima dos pacientes.

O evento da FMABC ocorreu no anfiteatro Dr. David Uip, no próprio campus universitário. Ao todo foram três palestras, sob responsabilidade das doutoras Andrea Castanheira da Costa, Heloisa Ramirez e Luiza Keiko Oyafuso.

Coordenadora do Ambulatório de Psoríase, Dra. Luiza Keiko Oyafuso aproveitou a ocasião para agradecer o apoio do professor titular de Dermatologia, Dr. Carlos D´Apparecida Santos Machado Filho. “Sem ele nós não conseguiríamos. Hoje temos orgulho em dizer que somos o único espaço descentralizado com comunicação direta com a Secretaria de Saúde do Estado. A FMABC quer ser um centro de divulgação da doença”, explicou.

A professora Andrea Castanheira da Costa explicou ao público o que é a psoríase e a associação com outras doenças. “Sempre pedimos aos pacientes que tenham alimentação saudável, porque o aumento de peso e a obesidade prejudicam a melhora da doença”, detalhou.

Por fim, a psicanalista Heloísa Ramirez acrescentou: “Cada um lida com a psoríase de acordo com os valores psíquicos que carrega. Qualquer doença muda o modo de vida da pessoa, porque é preciso tempo para o cuidado da mesma. O que faz a pessoa sofrer não é a doença em si, mas a interferência dela na vida do paciente. Além disso, a doença acarreta grande sofrimento psíquico. Por isso também somos um local de escuta para as pessoas. Escutamos e tentamos dar novo significado para a doença, para que o paciente fique melhor com sua própria vida”, ressaltou.

Contra o preconceito

A psoríase é doença crônica inflamatória que impacta diretamente na qualidade de vida dos pacientes. O problema está associado a comorbidades como obesidade, dislipidemias, diabetes e risco cardíaco. Não existe causa definida, mas a doença é considerada de caráter imunológico e pode ser desencadeada por fatores associados ao estresse e queda de resistência.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a psoríase afeta aproximadamente 3% da população mundial, sendo bastante frequente entre homens e mulheres – principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos. A doença se manifesta por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas, que na maioria dos casos aparecem em várias áreas do corpo, entre as quais cotovelos, joelhos ou couro cabeludo, unhas, palma das mãos e plantas dos pés, por toda a pele, articulações (com dor ou até mesmo artrite). Vale ressaltar que a psoríase não pode ser adquirida pelo contato, mesmo íntimo, com qualquer portador da doença.

Os tratamentos variam segundo a gravidade. A terapia em casos de psoríase leve é somente com orientação e uso de medicação tópica – utilizada externamente com aplicação direta na pele. Quando moderada, além de tópicos também é indicada fototerapia – método em que o paciente é colocado em cabine especial e submetido à irradiação controlada de luz ultravioleta A ou B. Medicações sistêmicas como Methotrexate, Acitretina e Ciclosporina são opções para psoríases de moderada a grave. “Mais recentemente também teve início a administração dos chamados medicamentos biológicos, que são considerados de alto custo”, acrescenta a Dra. Luiza Keiko Oyafuso, professora de Dermatologia da FMABC e coordenadora do Ambulatório de Psoríase.

Desde 2006, a SBD promove a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Psoríase, em 29 de outubro. Com ações voltadas à comunidade e à mídia, a atividade busca explicar pontos como identificação da psoríase, tipos de tratamentos e sobre como os pacientes podem conviver com a doença. Ao explicar que a psoríase não é contagiosa e que conta com inúmeras opções de tratamento, a Sociedade Brasileira de Dermatologia procura reduzir o preconceito, melhorar a qualidade de vida e aumentar a autoestima dos pacientes.

O tema nacional definido para este ano foi “Psoríase: fere mais que a pele. Com tratamento é possível ter qualidade de vida”. A grande novidade da campanha 2014 foi o lançamento do primeiro aplicativo sobre psoríase do Brasil. Trata-se de um “app” relacionado à doença, que está disponível no site da campanha (www.psoriasetemtratamento.com.br) e que mostra como entendê-la melhor, convidando o usuário a se enxergar como portador da doença e compartilhar sua imagem em redes sociais.