“Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo” terá palestra gratuita no Hospital da Mulher

Publicado em: 27/02/2015

Em função do Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo e da importância do tema para a sociedade, o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, de Santo André, promove na próxima terça-feira (3 de março) a palestra “Consequências do uso de álcool e outras drogas na gestação”. O evento às 10h terá lugar no auditório da instituição, destinado a colaboradores, usuárias dos serviços de saúde e população em geral. A entrada é gratuita.

Responsável pelo Pré-Natal de Alto Risco do Hospital da Mulher, a obstetra Dra. Eliane Rocha Mendes falará sobre os problemas que podem ocorrer na gravidez, destacando danos causados pelas drogas aos recém-nascidos. Segundo a médica, o uso de drogas pesadas na gravidez – cocaína, anfetaminas, psicotrópicos e seus derivados – resulta em lesões fetais que atrasam o desenvolvimento da criança. “O feto não cresce adequadamente e pode ocorrer a síndrome da abstinência fetal, com quadro acompanhado de tremores e convulsão”, explica.

Outro tipo de problema referente à gravidez está no consumo do álcool, uma droga lícita que causa a síndrome alcoólica fetal. Dependendo da idade gestacional e da quantidade de álcool ingerida, pode levar à microcefalia (alteração grave do sistema nervoso central), alteração ocular, e cardiopatia congênita – que caracteriza essa síndrome. “Trata-se de processo irreversível”, alerta Dra. Eliane.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população dos centros urbanos de todo o mundo consome abusivamente substâncias psicoativas – independente de idade, sexo, nível de instrução e poder aquisitivo. Além do atendimento por especialistas, entre os recursos mais importantes para o tratamento do dependente químico está o apoio dos grupos sociais, como família e amigos.