‘Dia Nacional de Doação de Leite Humano’ é comemorado no Hospital da Mulher

Publicado em: 02/10/2015

Instituído pelo Ministério da Saúde através da portaria nº 1893/2003, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano é celebrado anualmente em 1º de outubro. Para comemorar a data, o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, deu início nesta semana à campanha de incentivo à doação deste que é a principal fonte de alimento dos bebês. O objetivo é motivar mulheres a doar o leite materno excedente, a fim de beneficiar recém-nascidos prematuros e, consequentemente, salvar vidas.

O leite humano ajuda a garantir boa qualidade de vida aos bebês, além de contribuir na redução da mortalidade infantil. O alimento é oferecido às crianças com risco extremo, prematuros com baixo peso, com problemas no sistema imunológico ou quando por algum motivo a criança não pode ser amamentada pela mãe.

Segundo a nutricionista do Banco de Leite, Elisabete Tavares, o alimento é importante para atender bebês internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), cujas mães enfrentam dificuldades para manter a produção de leite, por não ficarem todo o tempo perto de seus filhos. Esse distanciamento e o estresse maior em decorrência da internação também influenciam na queda da produção. “Hoje conseguimos suprir apenas 60% da demanda para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados na UTI Neonatal. O alimento é uma substância viva, que tem vários efeitos protetores e de desenvolvimento para a criança”, destaca a profissional do Hospital da Mulher.

A maioria das mães produz leite em excesso, especialmente do terceiro ao quinto dia após o parto. Toda mulher saudável que esteja amamentando pode doar leite sem que isso traga qualquer tipo de prejuízo ao filho. Além de boas condições de saúde, para doar é preciso não fazer uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação, não fumar mais do que 10 cigarros por dia e não ingerir bebidas alcoólicas. As doadoras também precisam apresentar o cartão de acompanhamento pré-natal e passar por avaliação clínica.

ATO DE AMOR

Amamentar significa mais do que garantir a saúde do bebê nos primeiros meses de vida. Representa ato de amor, que contribui sensivelmente para que a criança tenha bom desenvolvimento e se torne um adulto saudável. Além disso, traz série de benefícios para a saúde das mães.

Quando o leite humano chega ao banco, passa por rigoroso controle de qualidade. Destinado a recém-nascidos da UTI Neonatal, o leite não deve apresentar microrganismos capazes de representar agravos à saúde. Dessa forma, é preciso que se disponha de procedimentos para assegurar a qualidade sanitária do leite. A pasteurização representa alternativa eficaz e adota a inativação térmica dos microrganismos resistentes. Uma vez observado o binômio temperatura de inativação e tempo de exposição capaz de inativar os microrganismos, pode-se assegurar que demais patógenos também estarão inativados.