Professora da FMABC debate tráfico de mulheres e meninas

Publicado em: 06/02/2020

A vice pró-reitora de Extensão e presidente do Centro de Estudos em Saúde da Coletividade (CESCO) da FMABC, Dra. Silmara Conchão

A vice pró-reitora de Extensão e presidente do Centro de Estudos em Saúde da Coletividade (CESCO) do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Dra. Silmara Conchão, participou em 16 dezembro do lançamento da publicação “Tráfico de Mulheres e Meninas: educação popular feminista para implementar políticas públicas”, coordenado pela Associação Mulheres Pela Paz. O evento ocorreu no Hotel San Raphael, em São Paulo. A ativista e militante dos direitos das mulheres, Clara Charf, esteve entre as convidadas.

O projeto foi desenvolvido em dez cidades do Estado de São Paulo durante 2018 e 2019, onde foram realizadas oficinas, painéis públicos e atividades educativas alusivas ao tema. Atualmente, segundo especialistas, mais de 70% dos casos de tráfico de pessoas ocorrem com mulheres, tornando o problema uma questão de gênero. “O olhar feminista sobre a incidência do tráfico de mulheres e meninas traz a condição de observar os vários aspectos que fortalecem e naturalizam a desigualdade social”, disse a Dra. Silmara Conchão, que assina um dos artigos da publicação.

Com as atividades educativas, de articulação de integrantes da rede de serviços, além da conscientização da população em geral, buscou-se implementar ações que visem políticas públicas efetivas nos âmbitos da prevenção, repressão, responsabilização e atendimento às vítimas.

O evento reuniu participantes que trouxeram suas experiências das cidades de Santo André, Santos, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, São Sebastião, Marília, São José dos Campos e Campos do Jordão.