Docente da FMABC orienta funcionários do Colégio Singular sobre prevenção à Covid-19

Publicado em: 14/01/2021

Ciclo de palestras realizado em janeiro integra cronograma de volta às aulas das unidades

 

Evento virtual com equipe do Colégio Singular e a Dra. Denise de Oliveira Schoeps, docente do Centro Universitário FMABC

A professora da disciplina de Clínica Pediátrica do Centro Universitário FMABC, Dra. Denise de Oliveira Schoeps, inaugurou um ciclo de palestras direcionado aos funcionários do Colégio Singular para a certificação dos protocolos de biossegurança em virtude da Covid-19, com vistas à programação de volta às aulas. As atividades ocorreram entre 12 e 14 de janeiro e foram transmitidas virtualmente pelo canal do colégio, Singular-Anglo, no YouTube.

A primeira palestra, ministrada pela professora da disciplina de Clínica Pediátrica do Centro Universitário FMABC, Dra. Denise de Oliveira Schoeps, foi sobre ‘Infecções Respiratórias na Infância’ e voltada às equipes administrativa e pedagógica. O objetivo da iniciativa é preparar funcionários da instituição para o retorno às aulas de forma segura, assim que liberado pelos órgãos governamentais.

Segundo a docente, a compreensão de como funcionam as vias aéreas superiores das crianças esclarece a forma como a Covid-19 infecta o organismo. O sistema de defesa das crianças começa se estruturar aos 2 anos e tem seu pico aos 8 anos, quando tem início o processo de involução. “A Covid-19 é um tipo de infecção das vias aéreas semelhante ao resfriado, doença mais frequente no ser humano. Nas crianças, ela se manifesta de forma menos grave pois elas apresentam um mecanismo de defesa que já combate outros tipos de coronavírus existentes”, afirma a professora. Dessa forma, na volta às aulas, será muito difícil identificar, pelos sintomas, se uma criança está com a Covid-19 ou com um resfriado – muito mais frequente em crianças.

A docente alerta os funcionários das instituições de ensino quanto à necessidade de seguir os protocolos de segurança a fim de evitar a transmissão, que geralmente ocorre pelo contato das mãos com o indivíduo contaminado, indiretamente por meio de superfícies e através de partículas aéreas, chamadas de aerossóis.

CICLO DE PALESTRAS

Os três encontros foram transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube do colégio e estão disponíveis para acesso na plataforma. Além da palestra com a pediatra e professora da FMABC, no dia 13 foi a vez da médica infectologista e coordenadora do projeto, Eloisa Siqueira Ayub, formada pela FMABC, abordar o tema “Coronavírus – Atualização” junto aos colaboradores do colégio. Já no dia 14 o médico infectologista Marcelo Magri alertou sobre a importância do uso de máscaras, da prática de higienização das mãos e do distanciamento social.

O ciclo de palestras é parte de um programa completo que prevê visitas aos prédios para análise de necessidades, adequação dos espaços, criação de normas e procedimentos, prevenção de contaminação, treinamento das equipes administrativa e pedagógica, orientações para os alunos, protocolos de higienização e verificação das medidas adotadas.