Docente da Medicina ABC lança Tratado de Nefrologia

Publicado em: 02/02/2018

Mais completa obra da especialidade na língua portuguesa está à venda em dois volumes

 

Durante os últimos cinco anos, o professor assistente da disciplina de Nefrologia da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Daniel Rinaldi dos Santos, junto a outros três nefrologistas, editaram o conteúdo do livro “Tratado de Nefrologia”, título que soma 2.000 páginas em dois volumes. A obra foi lançada oficialmente no final de 2017, pela Editora Atheneu, durante o Congresso Paulista de Nefrologia, em Atibaia, interior de São Paulo. Na ocasião, 150 exemplares foram colocados à venda e esgotados.

O extenso e rigoroso trabalho de edição foi feito em parceria com Dr. Lúcio Requião Moura, Dra. Maria Almerinda Ribeiro Alves e Dr. Roberto Pecoits Filho, de outras escolas médicas brasileiras. A obra, que representa um marco de publicação em língua portuguesa, reúne uma enciclopédia completa sobre a especialidade. Ao todo, 211 nefrologistas de todo país colaboraram com a criação do conteúdo, que utiliza linguagem objetiva e atualizada dirigida a estudantes de Medicina, nefrologistas e clínicos gerais.

Um dos estímulos para a elaboração deste complexo acervo, dividido em 17 seções com 160 capítulos, além de um DVD, era a falta de publicações abrangentes sobre a especialidade no Brasil. “Havia uma carência de consulta física nesta área, fato apontado pela própria editora inicialmente. Por isso, resolvemos criar uma obra de referência nacional. Ficou didático e de fácil leitura. Utilizamos o que há de mais recente em publicações estrangeiras para atualizarmos todos os temas de maior relevância dentro da nefrologia”, explicou o professor.

Entre os destaques estão duas seções dedicadas exclusivamente a incidência de nefropatias em crianças e idosos. “É uma grande inovação, especialmente sobre doenças desta natureza em idosos, pois há uma importante demanda atual sobre o tema. Abordamos novas tendências sobre o tratamento de lesão renal aguda e crônica e submetemos a uma ampla e abrangente revisão”, completou Dr. Daniel.

Entre outros eixos abordados na obra estão: compreensão dos mecanismos metabólicos, imunológicos e genéticos; métodos diagnósticos, com destaque para os avanços recentes em patologia renal; distúrbios eletrolíticos, nefropatias sistêmicas e doenças das vias urinárias; doença renal crônica e impacto na saúde pública; lesão renal aguda; hipertensão arterial, métodos dialíticos e transplante de rim.

PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL

A disciplina de Nefrologia da FMABC ocupou outra posição de destaque recentemente, quando conquistou publicação em importante periódico científico dos Estados Unidos, o Journal of Intensive Care Medicine. O trabalho teve participação do professor assistente da disciplina, Dr. Thiago Gomes Romano, que conduziu o estudo durante seis meses em parceria com sete pesquisadores do Departamento de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Com base na constatação científica de que 50% dos pacientes críticos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) desenvolvem insuficiência renal aguda, sendo que 10% deste total necessita de alguma terapia renal substitutiva, a equipe indagou: qual o melhor momento de indicar a hemodiálise – método de filtração do sangue por rim artificial –, precocemente ou tardiamente? Atualmente a questão integra inúmeros debates científicos e acadêmicos da área.

“Fizemos uma metanálise, por meio de análise estatística e de estudos do tema, e descobrimos que a indicação precoce de hemodiálise não foi associada a menores índices de mortalidade. Por isso, reforçamos a individualização da conduta, pois apesar de os achados não corroborarem com o que era esperado, a decisão da indicação da hemodiálise e o timing adequado sempre será do médico responsável”, alerta o docente.