Dr. David Uip é homenageado com “Colar de Honra ao Mérito” da ALESP

Publicado em: 30/09/2016

Secretário de Saúde do Estado de São Paulo e professor titular da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. David Everson Uip recebeu em 23 de setembro o “Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo”, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) durante sessão solene no Plenário Juscelino Kubitschek. O presidente Fernando Capez, autor da iniciativa, afirmou que a homenagem se dirigia a um professor dedicado ao conhecimento técnico de uma profissão destinada a salvar vidas. Mais adiante, Capez lembrou visita que fez à Casa da Aids, quando Uip, fundador e diretor da instituição, empreendia esforços para combater o preconceito contra pacientes.

Dr. David Uip e o autor da homenagem, o deputado Fernando Capez

Dr. David Uip e o autor da homenagem, o deputado Fernando Capez

O Colar de Honra ao Mérito objetiva prestar homenagem pública e solene àqueles que tenham atuado de maneira a “contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Estado”. Em mensagem encaminhada a Uip, o governador Geraldo Alckmin registrou o “justo tributo ao médico, professor, secretário de Estado e cidadão, que muito tem feito para transformar a saúde pública do país”. Já o deputado Itamar Borges, coordenador da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, reconheceu o empenho de David Uip para suprir as deficiências no repasse às entidades filantrópicas neste momento de crise financeira, “com propostas diferenciadas para atender a população”. O coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário-chefe da Casa Civil, recordou-se da primeira vez em que viu Uip, na TV, falando sobre a Aids, “que já causava preocupação no Brasil e no mundo”. Contou que, anos depois, à época em que ocupava a Coordenadoria da Defesa Civil, no governo Mário Covas, pôde acompanhar o trabalho de Uip como médico.

VIDA DEDICADA À SAÚDE

Secretário estadual desde setembro de 2013, Dr. David Uip é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, com mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo. É também professor livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP e professor titular na FMABC.

Uip foi diretor-executivo do Instituto do Coração (InCor) do HC-FMUSP de 2003 a 2008 e diretor-presidente da Fundação Zerbini entre 2007 e 2008. Também dirigiu por 10 anos a Casa da Aids, na capital paulista, e em 2002 passou a coordenar projetos de prevenção à transmissão vertical do HIV e de biossegurança nos hospitais nacionais de Angola, na África, ajudando a qualificar médicos e profissionais locais para prestar assistência aos doentes, por meio de treinamentos e intercâmbios.

Em fevereiro de 2009, Dr. David Uip assumiu o comando do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, maior centro de referência nacional em doenças infectocontagiosas, com 136 anos de existência. À frente da instituição, firmou convênio com a Fundação Faculdade de Medicina, entidade de apoio à assistência, ensino e pesquisa, que auxilia o Hospital das Clínicas da FMUSP a agilizar reposição de recursos humanos e modernizar a gestão do hospital, mas manteve a unidade sob administração direta da Secretaria de Estado da Saúde.

Sob sua direção, o Emílio Ribas ganhou novo e moderno ambulatório, que ampliou em quase 70% a capacidade para consultas médicas eletivas. Além disso, uma “filial” do instituto foi inaugurada no município do Guarujá – unidade hoje sob administração da Fundação do ABC. “Minha dedicação ao serviço público não prejudicou minha vida pública”, afirmou Uip, enumerando as palestras realizadas por ele, além de capítulos de livros, artigos publicados (mais de 400) e trabalhos científicos apresentados no Brasil e exterior (314).

Com quase 40 anos de carreira, o médico não se furtou a falar da pasta de Saúde, que tem orçamento anual de R$ 23,5 bilhões e 150 mil funcionários. Citou problemas que a Secretaria enfrenta, como a judicialização e a queda na arrecadação. “Nada, absolutamente nada resolve, além do trabalho. Com ele que iremos continuar formando gestores públicos e firmando compromissos com a saúde digna e humanizada”.