Em Brasília, FMABC recebe selo de acreditação do Conselho Federal de Medicina

Publicado em: 05/09/2018

Sistema avalia aspectos como projeto pedagógico, corpo docente, discente e infraestrutura; já são 29 escolas médicas certificadas em todo o País

 

Certificação foi recebida pela vice-coordenadora do curso de Medicina da FMABC, Dra. Simone Holzer

A Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) recebeu em 22 de agosto selo de acreditação do Conselho Federal de Medicina (CFM) — o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme). A cerimônia ocorreu na sede do órgão, em Brasília, quando 10 faculdades de Medicina de todo o País foram certificadas. Desde 2015, já são 29 escolas médicas reconhecidas. A instituição foi representada pela vice-coordenadora do curso de Medicina, Dra. Simone Holzer, e pelo professor da disciplina de Psiquiatria, Dr. Sergio Baldassin.

Criada em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), a certificação atesta a qualidade da formação oferecida aos recém-formados em Medicina sob diversos aspectos, como qualidade da gestão, projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente, discente e infraestrutura.

A iniciativa busca identificar os cursos de Medicina — públicos e privados — atentos às exigências mínimas para a formação dos profissionais. A participação é voluntária e a proposta é composta pelas etapas de autoavaliação on-line, visita de comitê técnico e divulgação do resultado. O processo permite a identificação de áreas de fragilidade na oferta de ensino, que necessitam de aprimoramento, bem como das áreas de excelência. A comissão de acreditação acompanha, analisa e valida cada passo do processo de acreditação. Da inscrição até a divulgação do parecer final, o processo leva, em média, um ano. A certificação tem validade de três anos, quando o curso será novamente avaliado.

“O mercado tem influenciado a criação de cursos médicos sem nenhum critério de necessidade ou qualidade. Muitas vezes, sem as menores condições para uma formação básica, principalmente quanto à inserção em atividades práticas. Acredito que o CFM e a Abem, ao criarem o selo, pretendem aprimorar a qualidade na formação profissional e de certa forma ‘filtrar’ as boas escolas. Fomos um dos 10 cursos de Medicina acreditados do País, o que evidencia não só a tradição da FMABC e os resultados alcançados no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), mas a conquista de um selo com modelos internacionais”, disse Dra. Simone Holzer.

Além da FMABC, conquistaram o selo os cursos de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), entre outras.

“Após todas as etapas cumpridas, essas instituições comprovaram sua suficiência aos avaliadores idôneos e independentes do Saeme, obtendo assim o reconhecimento formal da qualidade dos seus serviços”, destacou o presidente do CFM, Carlos Vital.

ACREDITAÇÃO

Lançado em 2015, o Saeme soma agora 29 escolas médicas certificadas em todo o País. O projeto que levou à criação e implementação do selo foi baseado no funcionamento de alguns dos principais sistemas de acreditação de ensino médico em vigor no mundo, como dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Holanda e Japão.