Em dois meses, Hospital de Campanha do AME Sorocaba atende 48 pacientes com Covid-19

Publicado em: 18/06/2021

Pacientes são moradores de 25 municípios do Estado; unidade continua com atendimento ambulatorial e mantém estrutura de urgência separada

 

Unidade funciona com 10 leitos, sendo 8 de UTI e 2 de enfermaria

Instalado no início de abril, o Hospital de Campanha do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba recebeu, em dois meses, 48 pacientes na ala de internação da unidade. O equipamento Estadual é gerido pela Fundação do ABC desde novembro de 2020 e foi selecionado pelo Governo do Estado para reforçar a rede de atenção destinada à internação de pessoas com a Covid-19. O balanço dos atendimentos considera o período entre 9 de abril e 8 de junho.

A unidade funciona com 10 leitos, sendo 8 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 2 de enfermaria, cujas vagas são reguladas pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS). Os leitos de UTI instalados no equipamento são referência para 48 municípios do Estado. O primeiro paciente foi recebido no Hospital de Campanha na madrugada do dia 9 de abril.

A maioria dos pacientes, 37, precisou ser internada diretamente nos leitos de UTI. Dois ocuparam leitos de Enfermaria e posteriormente foram transferidos para a terapia intensiva, e outros nove só utilizaram os leitos de enfermaria. As principais comorbidades — prevalentes em 36 pacientes — foram a hipertensão arterial, asma, obesidade e diabetes.

A importância regional do serviço pode ser evidenciada pela variedade das cidades de residência dos pacientes que utilizaram ou utilizam o serviço. Ao todo, considerando o período informado, os usuários são moradores de 24 municípios, além de Sorocaba. São eles: Alambari, Angatuba, Araçoiaba da Serra, Boituva, Buri, Capela do Alto, Cerquilho, Ibiúna, Itaberá, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Ribeirão Grande, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Paulo, Sarapuí, Taquarivaí, Tietê, Tupã e Votorantim.

“O desafio tem sido enorme. Toda a equipe do AME Sorocaba mostrou-se disposta e engajada em fazer parte da solução neste momento tão delicado que vivemos. Além da busca constante às melhores condições para recepcionar os pacientes acometidos pela Covid-19, a equipe mantém o olhar de sempre ao atendimento ambulatorial de excelência, que não foi interrompido”, disse o diretor-geral da unidade, Marcos Paiva de Oliveira.

ADAPTAÇÃO E ESTRUTURA

Originalmente vocacionado aos atendimentos ambulatoriais, que estão mantidos, o AME Sorocaba passou a contar com estrutura completamente apartada para a assistência aos casos de Covid-19. A diretoria da unidade criou um sistema híbrido na unidade, inclusive com entradas diferentes para os pacientes do ambulatório e os casos de internação pela Covid-19. Internamente, os fluxos também não se cruzam, o que garante maior segurança a pacientes, colaboradores e usuários em geral.

Para a abertura do Hospital de Campanha, um tanque de oxigênio específico foi instalado para suprir os 10 leitos de Covid-19, permitindo que a rede própria permaneça em stand by, como backup para qualquer tipo de eventualidade.