Em estágio, alunos de Gestão Hospitalar aprendem sobre a implantação de hospitais de campanha

Publicado em: 09/10/2020

Alunos da 5ª turma do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar da FMABC

Alunos do 6º semestre do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) participam de um estágio para aprender o passo a passo que envolve a implantação de hospitais de campanha em meio a pandemias. Ao todo, são 19 alunos. A iniciativa partiu da coordenação do curso, em gesto de inovação em meio às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

A atividade tem participação do superintendente dos hospitais de campanha de Santo André, o sanitarista Victor Chiavegato. O município chegou a ter três unidades, uma no Estádio Bruno José Daniel, uma no campus da Universidade Federal do ABC (UFABC) e outra no Ginásio Esportivo Pedro Dell’Antonia. Apenas o primeiro foi desativado pela Prefeitura, em agosto.

A parceria foi consolidada a partir da necessidade de os estudantes cursarem as horas obrigatórias para comprovação de estágio curricular, tendo em vista que as atividades presenciais nos hospitais permanecem suspensas. Até então, o estágio prático estava programado para ser realizado no Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHM-SA), mas foi cancelado.

Entre os assuntos abordados estão o funcionamento do sistema público de saúde e a divisão do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios brasileiros, além de aspectos como infraestrutura, recursos humanos, aquisição de insumos, nutrição, rouparia, normas, processos e legislações vigentes.

“Como futuro gestor foi muito importante a experiência, pois com a globalização a chance de um novo vírus se espalhar e se tornar uma pandemia novamente é bastante considerável. Caso isso ocorra, já saberemos por onde começar graças ao exemplo dado pelos atuais gestores. Foi impressionante e gratificante presenciar a organização e efetividade do sistema público de saúde no combate ao vírus”, disse o aluno Kayck Gomes.

Já para a estudante Luana Dantas, a iniciativa contribuiu para melhorar a compreensão da importância do SUS no cenário nacional. “Mesmo com todas as falhas, trata-se de um sistema que atende a toda a população e garante tratamento integral, universal e com equidade. Estudar e planejar um hospital de campanha não é fácil, visto que antes da pandemia, caso algum paciente necessitasse de atendimento de urgência, era levado ao hospital. Como não tínhamos a vivência em um hospital de campanha, nossas docentes trouxeram uma metodologia diferenciada para auxiliar na formação do projeto. Agradecemos muito a oportunidade. Foi possível gerar grandes aprendizados e enriquecer ainda mais o nosso conhecimento”, conclui.

ENSINO PRÁTICO

As atividades tiveram início em 22 de agosto e ainda serão realizados outros dois encontros até a entrega do trabalho de conclusão de curso, em 9 de novembro. Os alunos têm a função de desenvolver e apresentar um projeto de implantação de um hospital de campanha.

O projeto foi viabilizado pela coordenadora do curso, Dra. Vânia Barbosa do Nascimento, e pelas docentes Dra. Ekatriny Antonie Guerle e Joana Pereira Alves.

“Como os estudantes estão no último semestre e não poderiam sair prejudicados, pensamos em uma forma inovadora de desenvolver esse projeto de estágio, exatamente como o gestor hospitalar tem de se reinventar em relação às formas de gerenciamento em sua rotina. Os alunos conseguem absorver as prioridades de um gestor hospitalar em um momento tão adverso, aprender a fazer gestão de qualidade e sem jamais desassistir a população”, disse a professora Joana.

O CURSO

Atualmente na quinta turma, o curso superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Centro Universitário Saúde ABC capacita o profissional a ter habilidades empreendedoras necessárias às atividades de planejamento, execução, direção, supervisão e controle de custos. Também qualifica para realizar a gestão financeira, acompanhar contratos e convênios, controlar e organizar processos de aquisição de insumos e materiais, zelar pela ambiência e manutenção de equipamentos de Saúde.

Apoiado em princípios éticos, humanísticos e técnicos, o profissional formado pela FMABC está apto a compor quadros gerenciais nos mais diversos setores de saúde, organizando equipes de trabalhos, identificando prioridades e implementando ações inovadoras aos serviços.