Publicado em: 10/12/2025

Victor Arcuri e a equipe do hospital
Após 41 dias de internação por quadro de pneumonia e descompensação cardíaca, o paciente Victor Arcuri, de 31 anos, recebeu alta do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes em 3 de dezembro. Para celebrar a conquista, a unidade promoveu o tradicional “Corredor da Alegria”, reunindo colaboradores e familiares em uma homenagem especial.
“O momento foi marcado por emoção e celebração, já que Victor deixou a unidade para fazer uso de oxigenoterapia em sua casa. Considerando seu diagnóstico de autismo não verbal e síndrome de Down, a presença dos familiares como acompanhantes durante todo o período de internação foi fundamental para o cuidado e bem-estar do paciente”, explica a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.
Como ato simbólico, Victor recebeu o Certificado de Bravura e participou da colagem de uma folha na Árvore da Vida, gesto que representa superação e esperança.
“O caso do Victor reforça o compromisso da nossa equipe multiprofissional em oferecer não apenas assistência médica, mas também acolhimento e humanização no cuidado aos pacientes e suas famílias”, conclui Amanda Corrêa, diretora-geral do HMMC.
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes está sob gestão da Fundação do ABC desde junho de 2019. A unidade possui 91 leitos, sendo 10 leitos de UTI, e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde. Localizado no Distrito de Braz Cubas, o hospital oferece serviços voltados para crianças e adultos, com atenção especial para pediatria e ginecologia especializada. Em 2024, a unidade também conquistou a certificação ONA nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação, que atesta padrões de qualidade e segurança em serviços de saúde.