Em Praia Grande, Canguru vira atração em campanha de cuidado neonatal

Publicado em: 26/10/2018

Personagem visita Hospital Irmã Dulce para difundir método que visa desenvolver crianças prematuras ou de baixo peso

 

Equipe do hospital participante da iniciativa

O Hospital Municipal Irmã Dulce da Praia Grande organizou em outubro ações que reforçam a atenção a recém-nascidos internados na UTI Neonatal, entre elas a visita simbólica de um canguru. A técnica de mesmo nome prevê o contato pele a pele do bebê com a mãe ou qualquer outro cuidador para auxiliar o desenvolvimento da criança prematura ou de baixo peso.

Ao percorrer o hospital, a médica responsável pelo Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica, da Secretaria de Saúde Pública, Katia Mara Mendes Ferreira Santos, orientou as equipes sobre as diretrizes do cuidado, que traz significativos avanços na redução da mortalidade na infância. “As orientações se dividem em três etapas, começando pelo pré-natal, principalmente quando já se identifica o risco gestacional. A atenção prossegue durante a internação e após a alta, quando o bebê atinge 2,5 quilos, fase em que o método deve ser continuado em casa”, disse.

A médica explica que a técnica, originada na Colômbia, é baseada no comportamento do bebê canguru que, ainda embrião, percorre a bolsa da mãe para mamar e assim viver até se desenvolver. “Ao utilizar esse mesmo método com humanos, verificou-se que bebês prematuros ou de baixo peso evoluíam muito melhor quando tinham o contato pele a pele”, salientou.

Além do hospital e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o canguru visitou o Litoral Plaza Shopping, onde vários pais receberam folhetos sobre a campanha, que ocorre de 22 a 26 de outubro. A estratégia integra a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), do Ministério da Saúde.