Em Praia Grande, visitas à maternidade tranquilizam futuras mamães

Publicado em: 18/05/2018

Iniciativa é da Secretaria de Saúde Pública em parceria com o Hospital Municipal Irmã Dulce

 

Visitas de pacientes e acompanhantes ocorrem duas vezes por mês

Para quem vai dar à luz pela primeira vez é comum ter dúvidas sobre o que levar e o que deve ser evitado, além de como se comportar nos momentos que antecedem o parto. Estas e outras curiosidades podem ser sanadas durante as visitas à maternidade do Hospital Municipal Irmã Dulce, de Praia Grande, organizadas duas vezes por mês nos postos de saúde onde as gestantes são atendidas.

Visitas monitoradas com mães, algumas de primeira gestação, são realizadas há cinco anos e tiveram início a partir do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF II), da Secretaria de Saúde Pública, em parceria com a gerência geral de Enfermagem do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID). Atualmente, a ação é coordenada pelo Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CEAS).

De acordo com a enfermeira do setor, Fernanda Muniz Nogueira de Maria, o objetivo é orientar pacientes e familiares e abordar assuntos como permissão de acompanhante durante o parto normal, posturas recomendadas, horário de visita, aleitamento materno, entre outros assuntos. “É uma oportunidade para as gestantes também conhecerem a planta física da maternidade, saberem as regras para internação e tirarem dúvidas sobre exames e vacinas previstas para o bebê”, disse.

Em 16 de maio, as visitantes percorreram a maternidade e conheceram o quarto de parto humanizado e o Centro Obstétrico, onde receberam orientações e esclarecimentos da coordenadora da maternidade e do Centro Obstétrico do CHID, enfermeira obstetra Camila Geraldino. “Na ocasião das visitas, as mães querem saber principalmente sobre a vacinação dos bebês, sobre o direito à presença do pai no parto e no quarto, entre outras coisas”, destacou.

Para a gerente geral de Enfermagem, Renata Meroti, a iniciativa permite que as mães de primeira viagem cheguem ao momento de dar à luz um pouco mais tranquilas. “Ao se familiarizar com o ambiente, as futuras mães ganham maior conforto durante a gestação. É uma oportunidade também para desfazer mitos e satisfazer curiosidades naturais de quem ainda não conhece nossa maternidade”.

Nas unidades de saúde, o atendimento às gestantes para o pré-natal inclui avaliação com médicos ginecologistas e pediatras, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.

Nos encontros são abordados aspectos psicológicos durante a gestação, alterações posturais, amamentação e outros. A assistência conta ainda com exercícios respiratórios e outras técnicas para reduzir a ansiedade, especialmente no período próximo ao nascimento do bebê. Maridos e familiares também podem participar das visitas.