HMU de SBC garante repasse anual de quase R$ 2 milhões do Governo Federal

Publicado em: 01/08/2019

Ao todo, 30 leitos neonatais e do Método Canguru foram habilitados pela União após publicação de portaria

 

Segundo o Ministério da Saúde, o repasse será feito mensalmente ao Fundo Municipal de Saúde – Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

A qualificação do serviço prestado pelo Hospital Municipal Universitário (HMU), bairro Rudge Ramos, garantiu à Prefeitura de São Bernardo repasse extra do Governo Federal de R$ 1,9 milhão por ano. O equipamento de Saúde foi reconhecido pela União como Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional e Canguru. Ao todo, 30 leitos foram habilitados.

A portaria n° 1.790, que estabelece recurso do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde, foi publicada no dia 11 de julho. Conforme o Ministério da Saúde, o repasse será feito mensalmente ao Fundo Municipal de Saúde.

Para o prefeito Orlando Morando, este é mais um indicativo do bom desempenho obtido pelo HMU e pelos profissionais da rede municipal de Saúde de São Bernardo. “Todo investimento é sempre bem-vindo. Quando se fala em Saúde, muito mais. Nosso esforço é para que este valor seja empregado da melhor maneira possível, como fizemos com a implantação das salas de parto e a reforma da Casa da Gestante”, avaliou o chefe do Executivo.

Este ano o hospital completou 20 anos de fundação, é referência no atendimento às mulheres e pioneiro no acolhimento de parto humanizado após a implantação, na gestão atual, das salas de pré-parto.

Além disso, a unidade foi o primeiro equipamento hospital municipal do Grande ABC a receber a “Acreditação Plena” da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O selo ONA2 valida o nível de qualidade no atendimento e segurança aos pacientes, diminuindo assim os índices de mortalidade materna/infantil, de erros, e priorizando o atendimento humanizado à população.

O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, reforçou a importância do HMU para a cidade e seu papel fundamental na rede, especialmente na área materno/infantil. “É um hospital que não deixa a desejar em nenhum aspecto em relação aos particulares”.