Publicado em: 23/06/2023
Com objetivo de fomentar a cultura de gerenciamento de riscos contra incêndios, a Fundação do ABC, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do contrato de gestão São Mateus, promoveu em 15 de junho o primeiro simulado do Plano de Emergência Contra Incêndio. Comandada pela equipe da Brigada de Incêndio, a ação ocorreu no CAPS Infantojuvenil de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, com a participação de aproximadamente 40 colaboradores e usuários da unidade.
O simulado de incêndio tem por objetivo atender as exigências legais e normativas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, e aspectos de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Além disso, o exercício buscou preparar os colaboradores da unidade para situações que exijam rápido abandono de área em caso de incêndio.
A atividade integra amplo programa de ações realizadas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho de São Mateus e há previsão para que novos simulados ocorram em outras unidades do contrato de gestão.
O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil São Mateus, que é gerenciado pela Fundação do ABC, oferece tratamentos planejados de acordo com as necessidades dos usuários, que são cuidados próximos a seus familiares, alinhando a rotina e as atividade ao meio em que convivem. O objetivo do CAPS é incluir os indivíduos na sociedade e promover junto a toda a rede de serviços novas possibilidades de qualidade vida.