Publicado em: 24/10/2025

Durante todo o mês de outubro, está em andamento a Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde, com o objetivo de proteger crianças e adolescentes contra diversas doenças imunopreveníveis, atualizar as cadernetas de vacinação e reforçar a importância da imunização como estratégia essencial de saúde pública.
A iniciativa é uma oportunidade para que pais e responsáveis atualizem as vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos, garantindo a imunização completa. Para a ação, foram distribuídas mais de 6,8 milhões de doses e a convocação foi ampliada por meio do aplicativo Meu SUS Digital, que deve alcançar cerca de 40 milhões de usuários, segundo o Ministério da Saúde.
Na Zona Leste da Capital paulista, a UBS Jardim Paraguaçu participa ativamente da campanha desde o início do mês. Gerenciada pela Fundação do ABC via Contrato de Gestão de São Mateus, a unidade da Prefeitura de São Paulo integra a Estratégia Saúde da Família (ESF), modelo que coloca o cuidado integral e contínuo no centro das ações de saúde. Atualmente, a UBS mantém cobertura vacinal entre 90% e 95% da população local.
“O público-alvo da Multivacinação já está, em sua maioria, imunizado na nossa região. Porém, durante a campanha estamos recebendo também adultos e idosos que precisam atualizar suas vacinas. A expectativa é atender cerca de 100 pessoas com doses em atraso”, destaca Ana Paula Alves, coordenadora de Enfermagem da UBS Jardim Paraguaçu.
A ação busca reduzir a incidência de doenças preveníveis, manter a eliminação da poliomielite, reforçar o combate ao sarampo e aproximar ainda mais a população da imunização. “Entre as vacinas que costumam faltar nas cadernetas estão as doses contra HPV, tétano, influenza e covid-19”, complementa Alves.
Mobilização e acesso ampliado
O ponto alto da mobilização foi o “Dia D”, realizado em 18 de outubro, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do País abriram as portas para imunizar a população. “Aqui na unidade, recebemos cerca de 60 pessoas nesse dia. Foi um movimento importante para a nossa região”, relata a coordenadora.
Durante o mutirão, as equipes também realizaram busca ativa de pessoas com doses em atraso utilizando ligações, mensagens e visitas domiciliares para garantir que ninguém ficasse sem proteção.
Entre os vacinados, o pequeno Vitor Bueno, de apenas seis meses, recebeu as doses previstas em sua caderneta. “Acreditamos nas vacinas e seguimos o calendário certinho dos nossos filhos. Também mantemos as nossas vacinas em dia. Faço um apelo para que pais vacinem seus filhos desde os primeiros anos de vida”, reforça Sérgio Bueno, pai do bebê.
A campanha também incentiva adultos e idosos a manter o esquema vacinal atualizado. “Tomo todas as vacinas disponíveis nas UBSs. É essencial para prevenir doenças, ainda mais porque o acesso é gratuito”, destaca Aparecido Botelho, de 74 anos, paciente da unidade.
“Infelizmente, temos visto o retorno de doenças que já estavam erradicadas, como o sarampo. Por isso, é fundamental procurar a UBS e garantir que as vacinas estejam em dia. O SUS é o grande diferencial na proteção da população”, conclui a especialista.
Contrato de Gestão de São Mateus
A UBS Jardim Paraguaçu, localizada na Zona Leste de São Paulo e gerenciada pela Fundação do ABC, atua com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo prevenção, cuidado integral e acompanhamento contínuo das famílias. A unidade conta com 63 colaboradores.
Atualmente, a FUABC responde pela gestão de 23 UBSs na região, sendo 5 AMAs/UBSs, 7 UBSs tradicionais e 11 ESFs. Também está à frente de 1 Centro Especializado em Reabilitação – modalidade III (CER III), 1 Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil II (CAPS IJ II), 1 Hospital Dia 24 horas, 3 Programas Acompanhante de Idosos (PAI), 1 Serviço de Atenção Domiciliar (SAD – 3 EMAD e 1 EMAP), 1 Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e 1 Unidade de Pronto Atendimento (PA).
A Rede de Atenção à Saúde (RAS) do território atua em conjunto com outros serviços estratégicos, Hospital Geral Estadual de São Mateus, CAPS III, CAPS AD III, Residência Terapêutica, ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), Consultório de Rua, Centro de Práticas Naturais (CPN), Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) e Serviço de Atenção Especializada (SAE).