Publicado em: 20/09/2024
Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER2), no Guarujá (SP), formou seu novo time de brigadistas. Os colaboradores participaram de atividades teóricas e práticas com foco na prevenção e combate a incêndios, nos procedimentos de evacuação segura e nas técnicas de primeiros socorros.
Ao todo, 25 brigadistas se formaram e estão aptos para as ações primárias de prevenção e combate a sinistros. O curso foi ministrado por profissionais técnicos e habilitados contratados pelo IIER2.
O treinamento, em 31 de agosto, buscou a capacitação para garantir a segurança dos pacientes, colaboradores e da edificação em casos de urgências e emergências envolvendo sinistros, e para o apoio aos socorristas do corpo de bombeiros, por exemplo.
A capacitação é uma exigência legal para o cumprimento da Norma Brasileira NBR 14276, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
REFERÊNCIA
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista é um hospital estadual especializado no atendimento de doenças infecciosas e parasitárias, o equipamento funciona 24 horas por dia e conta com 46 leitos – 33 de enfermaria e 13 de Terapia Intensiva (UTI).
A unidade recebe pacientes encaminhados de hospitais dos nove municípios que integram a Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites. Além do atendimento médico e de enfermagem, também estão disponíveis exames laboratoriais e de imagem, como raio X, ecocardiograma e endoscopia. Os pacientes são atendidos mediante encaminhamento do Sistema Informatizado de Regulação do Governo do Estado de São Paulo (SIRESP).