Emílio Ribas do Guarujá ganha Prêmio Amigo do Meio Ambiente

Publicado em: 06/10/2017

Unidade substitui 100% das lâmpadas fluorescentes por sistema LED e conquista premiação da Secretaria de Estado da Saúde

 

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, do Guarujá, acaba de ganhar o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2017, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e que chega este ano à 10ª edição. O título é concedido anualmente às 15 melhores práticas sustentáveis desenvolvidas em serviços de saúde, públicos ou privados, de todo o país.

Reginaldo Reple Sobrinho, idealizador do projeto ‘Iluminação Consciente’, do ERII

A entrega dos prêmios será realizada na solenidade de abertura da III Conferência Latino-Americana de Hospitais Verdes e Saudáveis, marcada para a próxima segunda-feira (9 de outubro), às 14h, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Este ano foram inscritos 116 projetos de 10 estados, de acordo com a organização do evento.

O Emílio Ribas II, que inscreveu o projeto ‘Iluminação Consciente’ – idealizado pelo diretor-geral da unidade, Reginaldo Reple Sobrinho –, conquistou a premiação por substituir 100% das lâmpadas fluorescentes por LED, tipo que não traz em sua composição metais lesivos ao meio ambiente como chumbo e mercúrio. As lâmpadas de LED que substituem as fluorescentes de vidro são fabricadas com material desenvolvido da palha do milho, portanto, naturalmente biodegradáveis e também resistentes à queda. A parte técnica do projeto foi acompanhada pelo coordenador de manutenção, Marcos Lopes de Campos.

No ano passado, o Instituto Emílio Ribas II adquiriu 510 lâmpadas LED, além de 14 refletores de alto brilho, o que somou investimento de R$ 49,1 mil. Depois de substituir os materiais, as equipes fizeram comparação do consumo de energia no primeiro semestre de 2016 e de 2017. A queda é traduzida em números: economia de quase R$ 22 mil na conta de eletricidade durante os seis meses. Já o gasto com o descarte das lâmpadas foi eliminado, já que 98% dos componentes residuais podem ser reciclados, justamente pela não utilização de materiais tóxicos.

“Ficamos muito felizes. Tivemos importante respaldo da nossa diretoria, que incentivou a ideia e entendeu que poderíamos tanto obter retorno do investimento inicial, quanto estimular a preservação do meio ambiente. Além disso, o uso dessa tecnologia oferece versatilidade, economia e longa durabilidade, já que a necessidade de troca é em média após 50 mil horas de uso”, disse a coordenadora de Hotelaria e presidente da Comissão de Gerenciamento de Resíduos da unidade, Geovana Reple, que já planeja os projetos que serão inscritos na próxima edição do prêmio. “Pensamos em algo relacionado à redução no consumo de água, construção de cisternas, reaproveitamento da água da chuva, entre outros assuntos. Mas ainda são só ideias”.

PREMIAÇÕES

Esta é a primeira vez que a instituição ganha a placa de reconhecimento ‘Amigo do Meio Ambiente’, premiação máxima do evento. Nos últimos anos, o Emílio Ribas II recebeu três certificações de ‘Menção Honrosa’ por projetos relacionados à construção de abrigo externo para resíduos recicláveis, ações de jardinagem e redução da contaminação ambiental por cianeto no laboratório de análises clínicas. Atualmente a unidade recicla cerca de 7 toneladas por mês de resíduos e também promove ações de educação ambiental junto aos colaboradores e população.

Além do Emílio Ribas II, outras unidades da Fundação do ABC foram reconhecidas na 10ª edição do Prêmio Amigo do Meio Ambiente. Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, AME Praia Grande e a própria mantenedora FUABC foram certificados com menção honrosa – título oferecido em reconhecimento aos trabalhos submetidos à comissão de avaliação, que atingiram grau de qualificação adequado às cláusulas do regulamento, mas que não estiveram entre os 15 mais bem avaliados. O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário foi reconhecido pela participação nos programas “Desafio Resíduo” e “Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima” – este último, também entregue ao AME Praia Grande e ao Emílio Ribas II.