‘Emílio Ribas’ do Guarujá promove ciclo de palestras sobre novo Coronavírus

Publicado em: 19/02/2020

Orientações sobre o nCoV-2019 são multiplicadas aos hospitais
e unidades de saúde públicas e privadas da Baixada Santista

 

O diretor técnico do IIER2, Dr. Gustavo Vinícius Pasquarelli Queiroz

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER-BS) realizou dia 21 de fevereiro, das 9h às 12h30, um ciclo de palestras sobre o novo Coronavírus (nCoV-2019). O objetivo do encontro é atualizar os profissionais da área da Saúde e passar instruções acerca dos cuidados assistenciais, aspectos clínicos e epidemiológicos da doença. O evento foi promovido no Teatro Municipal Procópio Ferreira, no Guarujá. A participação foi condicionada à entrega de 1 Kg de alimento não perecível no dia do evento.

A proposta é disseminar os avanços técnicos e científicos alcançados até o momento, visto que o agente causador da doença é novo e ainda pouco conhecido. Foram abordados temas como causas, quadro clínico, tratamento, proteção do paciente e dos profissionais da saúde, uso correto dos EPIs (equipamentos de proteção individual), coleta e transporte seguro de materiais biológicos para análise laboratorial, entre outros.

O Emílio Ribas II também apresentará o treinamento feito com todos os funcionários da unidade e o protocolo próprio de atendimento, criado antes mesmo do documento oficial do Ministério de Saúde, mas que segue todas as recomendações e orientações governamentais. “O protocolo foi criado para direcionar a conduta de atendimento aos casos suspeitos da nova doença. É importante o envolvimento de todos os profissionais, desde recepcionistas, seguranças, áreas administrativas, hotelaria, manutenção, enfim, todos os colaboradores da unidade devem ter ciência do protocolo”, informa a enfermeira Miriam Serpi Borini, do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares do IIER-BS.

Entre os palestrantes estiveram os doutores Marcos Montani Caseiro, médico infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista; Gustavo Vinícius Pasquarelli Queiroz, Diretor Técnico do IIER-BS; André Luís Araújo Monteiro, Diretor Técnico de Saúde do Instituto Adolfo Lutz Baixada Santista; Enfª Miriam Serpi Borini, do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares do IIER-BS; e Enfª Silvia Domingues dos Santos, do Grupo de Vigilância Epidemiológica XXV Baixada Santista. Ao final das explanações houve espaço para perguntas e envolvimento do público com os palestrantes.

NOVO CORONAVÍRUS

O novo Coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019 e se propagou no território chinês, começando pela cidade de Wuhan. Os primeiros estudos apontaram que os pacientes infectados tinham alguma relação com um grande mercado de frutos do mar e animais vivos. Porém, logo depois notou-se que outros indivíduos foram infectados, levando à conclusão de que o vírus também é transmissível de pessoa para pessoa.

Os sintomas da doença incluem febre, tosse e dificuldades para respirar. A transmissão pode ocorrer através de espirros, tosse, no contato com gotículas, secreções ou objetos e superfícies contaminadas. O novo Coronavírus já infectou mais de 74 mil pessoas na China e tem cerca de 1.000 casos confirmados em outros 25 países. Ao todo são mais de 2 mil mortes.

Os casos considerados suspeitos são aqueles em que o indivíduo apresente febre, sintomatologia respiratória e histórico de viagem para China nos últimos 14 dias. Os cuidados são semelhantes aos adotados para evitar a gripe comum, como cobrir a boca e o nariz ao espirrar, lavar e higienizar as mãos frequentemente, não compartilhar objetos de uso pessoal, limpar regularmente o ambiente e mantê-lo arejado.